16 Mar 2024

Que nada se oponha ao poder de Deus em sua vida!

“Naquele tempo, alguns objetavam, dizendo: ‘Porventura, o Messias virá da Galileia?’. Assim, houve divisão no meio do povo por causa de Jesus. Os guardas disseram: ‘Ninguém jamais falou como este homem’. Então, os fariseus disseram-lhes: ‘Também vós vos deixastes enganar? Por acaso algum dos chefes dos fariseus acreditou nele? Mas a gente que não conhece a Lei, é maldita!’. Nicodemos, porém, um dos fariseus, aquele que se tinha encontrado com Jesus anteriormente, disse: ‘Será que a nossa Lei julga alguém antes de o ouvir e saber o que ele fez?’.” (João 7,40-53)

Meus irmãos e minhas irmãs, confusão, argumentos de autoridades, defesa por parte de Nicodemos. Por que Jesus provoca tudo isso? Houve divisão no meio do povo. De fato, a proposta de Jesus é adesão a uma única verdade: não dá para estar em cima do muro, é preciso tomar uma posição. Se  estivessem todos com Jesus, essa divisão não ocorreria; e aqui não se trata de partido político, trata-se do Senhor da vida, do Deus de Israel que veio visitar o seu povo.

Diz o ditado: “Contra fatos não há argumentos”, e era bem isso que as autoridades encontraram em Jesus, uma multidão tocada por Suas palavras, curadas por o Seu amor, perdoadas de seus pecados, levantadas pela mão do próprio Deus. O texto nos disse: “Até os guardas voltaram de mãos vazias”, porque não encontraram uma razão plausível para prender Jesus. Nada pode se opor ao poder de Deus, nada pode deter a ação de Deus.

Nada pode se opor ao poder de Deus, nada pode deter a ação de Deus

Por fim, está Nicodemos, aquele que tinha se encontrado às escondidas com Jesus. E, agora, ele vem à luz para dizer algo sensato: “Vamos ouvir antes de julgar, vamos fazer um processo justo e coerente com aquilo que diz a nossa Lei”. Finalmente, um argumento honesto e sensato se levanta. Às vezes, é preciso que se levante uma voz sensata para colocar fim a certas discussões que são inúteis e que não levam a nada.

Como carecemos, no mundo de hoje, de mais Nicodemos em nossas comunidades, em nossa família, pessoas de discernimento que saibam enxergar onde está o Cristo e qual é o caminho que devemos seguir, pessoas que se guiem pela verdade, e não pelo favoritismo ou pelo benefício próprio. 

Peçamos ao Senhor, hoje, a graça de que essa Palavra também nos toque e que nós consigamos, pela graça de Deus, enxergar onde está o Cristo. 

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.