13 Apr 2024

Depositemos fé e confiança em Jesus Cristo

“Soprava um vento forte e o mar estava agitado. Os discípulos tinham remado mais ou menos cinco quilômetros quando enxergaram Jesus andando sobre as águas e aproximando-se da barca. E ficaram com medo. Mas Jesus disse: ‘Sou eu. Não tenhais medo’” (João 6,18-21)

Amado irmão e irmã, essa é a verdadeira profecia da Páscoa do Senhor: Ele não nos abandonou! E quando temos essa certeza no coração, desenvolvemos, dentro de nós, algo muito importante que se chama confiança e fé. Porque, meu irmão, se andarmos nesta temática da confiança e da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, tudo poderia nos desestruturar, agitar e tirar a nossa paz, mas se temos o Cristo como centro da nossa vida, teremos essa confiança e fé n’Ele.

O que falta em muitos cristãos? É essa confiança e essa fé. Porque, qualquer motivo ou qualquer adversidade que venha sobre a nossa vida, como nós ouvimos no relato do Evangelho — o mar estava agitado, o vento estava forte, o barco balançava —, Jesus que andava sobre as águas, mostra para aqueles discípulos amedrontados aquilo que, muitas vezes, esquecemos de deixar ecoar no nosso coração: “Não tenhais medo”.

O próprio Papa João Paulo II, no início do seu pontificado, quando ele dizia em italiano Non abbiate paura, ou seja, “Não tenhais medo”, mostra a fé que temos de ter em nosso Senhor Jesus Cristo. Acreditamos que Ele venceu a morte, que ressuscitou, que subiu aos céus e que caminha com a Igreja.

A barca significa a Igreja; os ventos contrários, o mar revolto é tudo aquilo que é exterior ao que buscamos, ou seja, o mundo sobrenatural, dentro daquilo que o próprio Paulo nos diz: “Não é contra homens de carne e osso que lutamos, mas contra os espíritos e potestades espalhados pelos ares” (cf. Efésios 6,12).

Ele é a minha segurança, é n’Ele que ponho a minha confiança!

Meu irmão, esse mar que agita a Igreja são as tentações, porque o mal quer a todo momento balançar a nossa fé — como balançou o barco —, quer balançar a nossa confiança em Jesus. E como devemos gestar no nosso coração essa confiança e essa fé? Pela oração.

A oração é o meio — diz o Catecismo da Igreja Católica — mais eficaz de chegarmos ao coração de Deus, é esse diálogo que temos com Ele. Por isso, meu irmão, quando o mar agitar, quando o vento soprar, você estará ali seguro e firme.

Por que vivemos inseguros? Porque não temos essa confiança que Jesus pede que tenhamos n’Ele. E Jesus, a todo momento, diz para a sua Igreja: “Não tenhais medo”. Isso é o que ressoou quando Jesus ressuscitou dos mortos.

Quando Jesus venceu na cruz, quando Ele morreu pelos nossos pecados, quando Ele foi colocado naquele sepulcro, quando aqueles anjos desceram do Céu e fizeram aquela pedra rolar e Jesus levantou glorioso, Ele levantou para dizer: “Não tenhais medo! Eu venci a morte. Eis que faço novas todas as coisas”.

É nisso que você precisamos colocar a nossa segurança: em Jesus que está vivo e ressuscitado no nosso meio. Que Jesus, Aquele que caminha com a Sua Igreja, possa caminhar também em nossa família, possa caminhar no momento difícil que estamos vivendo, na certeza de que Ele é a nossa segurança, é n’Ele que colocamos a nossa confiança!

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.