26 Jul 2024

São Joaquim e Santa Ana: um exemplo de virtudes para os avós

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem! Em verdade, eu vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram. Desejaram ouvir o que ouvis e não ouviram” (Mt 13,16-17).

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, dia 26 de julho, a Igreja celebra a memória de São Joaquim e Santana, os avós de Jesus. Não existem relatos bíblicos deles. Não sabemos se tiveram a oportunidade de estar com Jesus na sua vida pública, se ouviram um dos seus sermões, se estavam vivos na ocasião da morte de Jesus, nós os conhecemos por uma única mediação, a Virgem Maria. Foi através desse fruto bendito que nós podemos conhecer esses dois troncos benditos.

Vamos fazer um elogio a esses dois avós mais famosos da humanidade. Não estamos falando da fama pagã que, normalmente, conhecemos. A fama equivale à virtude, que é tão fecunda a ponto de ultrapassar as gerações. Assim como também nós honramos o nome da Virgem Maria através das gerações.

O papel fundamental dos avós na educação da fé

Joaquim e Ana transmitiram a Maria os valores de um coração que teme a Deus e que o ama acima de todas as coisas. Os dois ensinaram a Maria o que significa misericórdia, bondade, fidelidade aos compromissos e tantas outras virtudes que vimos presente na vida de Maria. E que neto que eles deram para o mundo, o Cristo! Que herança deixaram para a humanidade! Se não viram o neto crescer nesta vida terrena, agora, reinam junto d’Ele na glória celeste.

Por isso, hoje, avós, ensinem os seus netos a amar a Deus. Netos, escutem mais os conselhos dos seus avós, é importante, é sabedoria. Neste dia de hoje, por intercessão de São Joaquim e Santana, vamos pedir a Deus as bênçãos do céu para os nossos avós.

Se você ainda os têm vivos, reze por eles, visite-os, gaste tempo com eles, sente para escutá-los, suas histórias, a sabedoria que brota do coração dessas pessoas ilustres. Mesmo que tenham defeitos, falhas, pecados no passado, deixe isso para trás. Mas se já estão na glória de Deus, façam uma oração por eles hoje e agradeça ao Senhor por essas pessoas que também foram canais para que você chegasse a esse mundo.

Sobre todos vós, desça a bênção de Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.