26 Oct 2024

Deus espera por você!

“Então disse ao vinhateiro, já faz três anos que venho procurando figos nessa figueira e nada encontro. Corta, porque ela está inutilizando a terra. Ele, porém, respondeu, Senhor, deixe a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar a dúvida. Pode ser que venha a dar fruto, se não der, então Tu a cortarás” (Lucas 13,7-8)

Só uma árvore que atingiu a maturidade pode dar frutos. Mas o interessante dessa parábola do vinhateiro não é a figueira que não dá fruto nenhum, e que é pedido para que a corte. O Senhor usa de nós como usou dessa figueira de paciência. Deus sabe que nós temos dificuldades para caminhar na santidade, para caminhar numa vida de intimidade, para nos desvencilharmos dos pecados. Deus sabe, e por isso Ele tem a mesma paciência com essa figueira.

Espera a sua mudança

Então, o que está por detrás desse Evangelho? Deus. Ele sempre vai ter paciência para conosco. Ele vai esperar o nosso tempo. Claro que não podemos viver acomodados – Ah, Deus tem paciência, então eu vou procrastinando! – Não, isso é um perigo! Sabendo que Deus é misericordioso e tem paciência para conosco, vamos fazer o quê? O esforço de nos abandonarmos à lógica deste mundo, a lógica mundana do faz o que lhe apetece.

Atualizemos, meus irmãos, o convite, e vamos aproveitar os nossos dias para vivermos na misericórdia de Deus e para nos convertermos. É isso que Jesus está nos falando. Essa paciência para conosco é para que nós nos desvencilhemos dos vícios, dos pecados, das atitudes mundanas que, muitas vezes, trazemos.

Ele não quer que ninguém se perca, mas que chegue ao conhecimento da verdade, que mude de vida, mude as suas atitudes. Essa é a paciência da figueira. Por isso, meus irmãos, precisamos nos converter ao mistério de Cristo como o corpo místico de que somos membros, e, enxertados na videira, podemos dar muitos frutos. E Jesus fala através do evangelista João: “Sem mim, nada podeis fazer”. (Jo15, 5) Por isso, meus irmãos, convertamo-nos na verdade e no amor.

Termino dizendo algo importante: se não dermos frutos, correremos o grande risco de ter um destino semelhante ao da figueira da parábola. Teve paciência, mas porque não deu fruto, ela foi cortada. Então, a parábola do dono que procura frutos na figueira plantada na sua vinha completa o ensinamento sobre a conversão, evidenciando algo muito importante. A paciência de Deus e a sua misericórdia são a vontade de nos salvar. Então, meus irmãos, aproveitemos aquilo que o padre Jonas diz, que nós vivemos no tempo da misericórdia, mas, um dia, vai chegar o tempo da justiça. Estejamos preparados!

Que Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.