“Naquele tempo, um mestre da lei aproximou-se de Jesus e perguntou qual é o primeiro de todos os mandamentos. Jesus respondeu, o primeiro é este, ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor” (Marcos 12,28b-34).
Amar a Deus e ao próximo: O primeiro mandamento e a escuta da Palavra
Irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje é um grande convite para que abramos o nosso coração para a conversão e para vivermos a realidade de verdadeiros sacrifícios somente quando amamos. Somos verdadeiramente livres para fazer verdadeiros sacrifícios, sem que estes, podemos assim dizer, sejam essencialmente um sacrifício, mas que seja apenas a livre expressão do nosso amor a Deus. Então, nós fazemos porque amamos, porque amamos muito. Só ama quem sabe ouvir a voz de Deus, a Palavra de Deus, por isso que nós ouvimos aqui o primeiro mandamento, e antes de tudo é dito: “ouve, ó Israel”.
Ouvir: uma atitude ativa e receptiva
Irmãos e irmãs, ouvir é uma atitude ativa, mas, ao mesmo tempo, é uma atitude receptiva. Ouvir é acolher algo, algo que muda alguma coisa em nós. E só quem é capaz de ouvir verdadeiramente, vai saber oferecer este algo recebido. Só quem é capaz de ouvir verdadeiramente vai saber oferecer depois, seja o Evangelho, seja a Palavra de Deus escutada.
A Palavra que interpela e transforma
Este algo é a ação de Deus. Este algo é a Palavra de Deus que nos interpela e nos impulsiona a amá-lo de volta, mas nos impulsiona também ao amor aos nossos irmãos. Então, no dia de hoje, peçamos essa graça a Deus, que tenhamos a capacidade de ouvir a Palavra, que tenhamos a capacidade de deixar que essa palavra nos interpele, nos impulsione, penetre em nosso coração e nos transforme, para que ouvindo, sendo receptivos a palavra, também assim possamos anunciar a Palavra a nossos irmãos e irmãs.
A graça da escuta e do anúncio
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!