21 Apr 2024

Sejamos conduzidos pelo Bom Pastor, que é o Cristo

“Ninguém tira minha vida, eu a dou por mim mesmo; tenho o poder de entregá-la e tenho o poder de recebê-la novamente; essa é a ordem que recebi do meu Pai” (João 10,18).

Nós estamos no Domingo do Bom Pastor, e o que significa o bom Pastor dentro da dinâmica bíblica? Justamente isso, o pastor que cuida das ovelhas, que se desdobra para que ela seja bem cuidada, para que ela não se perca. Se ela entra em perigo, porque a ovelha é levada, faz coisas que deixa o pastor de cabeça em pé! Ela foge, e ele tem que correr atrás, trazer de volta, e Jesus é este Bom Pastor. Para nos dizer o quê? Para nos dizer que a salvação é para todos.

Quantas vezes você até mesmo já se sentiu excluído da salvação de Deus? Porque, muitas vezes, você luta, luta e luta para sair de um determinado pecado, mas você não consegue! E você até mesmo já desistiu da sua vida, e não quer mais percorrer os caminhos do Senhor, porque você já fez de tudo, confessou, faz o esforço para se manter fiel, mas não conseguiu. 

Você pode até não acreditar mais em você, mas o Bom Pastor acredita, porque Ele veio para você, Ele não veio para condená-lo. E mesmo que você esteja no pior pecado, não há pecado que Jesus não possa perdoar se você se arrepender. Qual é a função do Bom Pastor, que é o próprio Cristo? Sarar as feridas que o pecado causa no meu e no seu coração.

Deixe o Bom Pastor guiá-lo, levá-lo para os caminhos da salvação, da vida eterna

Por isso, meu irmão, minha irmã, eu quero convidá-lo a deixar o Bom Pastor guiá-lo agora, levá-lo para os caminhos da salvação, da vida eterna, porque, do contrário, o que vai acontecer? Nós vamos ser alvos fáceis do inimigo de Deus. Aqui, no Evangelho, fala do lobo, que vai e ataca as ovelhas. Jesus quer nos proteger desses lobos ferozes, que são os nossos pecados. Mas eu quero dizer para você, hoje, como sacerdote, que também tenho o dever de ser um bom pastor, de dar a vida pela ovelha, dizendo para você: Se for preciso, Jesus daria novamente a vida por você.

Como sacerdote, em cada Eucaristia que eu celebro, eu celebro nessa intenção de que você seja alcançado pela salvação que Deus veio trazer por meio de Jesus. Hoje, eu sou sacerdote, porque eu tive a graça de experimentar a bondade do bom Pastor. E por que eu permaneço nesses 23 anos caminhando ao lado deste Bom Pastor? Porque eu sinto que sou cuidado por Ele. Você precisa se sentir cuidado por esse Deus que nos ama profundamente. Por isso, meu irmão, minha irmã, não deixe as tentações do mundo tirarem do seu coração essa certeza: Deus cuida de você, Deus é próximo de você, Deus não o abandona, por isso você pode fazer a experiência, todos os dias, de ressuscitar com Ele.

O tempo pascal é esse tempo propício de todos os dias! E nós temos essa certeza de que o Bom Pastor, que dá a vida pelas suas ovelhas, ressuscita-nos da nossa vida velha e do nosso pecado. Quero pedir a Deus essa graça para você neste dia, no dia do Bom Pastor, que você faça a experiência do Seu amor e da Sua misericórdia, porque quem faz a experiência do amor e da misericórdia encontra em Deus a sua segurança, encontra n’Ele a sua confiança, e a ovelha que percebe isso no pastor, deixa-se ser conduzida por Ele.

Sejamos conduzidos pelo Bom Pastor, que é o Cristo. Que Ele nos encha de alegria e da certeza de que somos amados pelo Pai, o Pai das Misericórdias, o Bom Pastor. 

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.