05 Apr 2024

Obedeça à voz de Deus para que seja fecundo na missão

“Jesus disse-lhes: ‘Lançai a rede à direita da barca, e achareis’. Lançaram, pois, a rede e não conseguiam puxá-la para fora, por causa da quantidade de peixes.” (Jo 21,6)

Se você tem nos acompanhado nestas homilias diárias, você tem percebido o itinerário que nós temos feito. E cada ensinamento que o Senhor tem nos dado traz para a nossa vida profundidade, intimidade. Quando Jesus diz para os discípulos: “Lançai a rede à direita” — e eles ouvem, escutam e obedecem à Palavra de Jesus —, eles trazem uma grande quantidade de peixe que nem conseguiam puxar, e tinha até mesmo o perigo da rede se arrebentar.

“Padre, mas o que tem a ver? E qual é a centralidade deste evangelho?”, justamente duas coisas: obedecer à palavra de Cristo para nos tornarmos fecundos na missão. Percebeu aqui? Jesus disse: “Lançai a rede à direita”, então, eles escutaram a palavra de Jesus, eles obedeceram à palavra de Jesus e foram fecundos na sua pesca. Para a nossa vida cristã e vida espiritual, o quê isso significa? Quanto mais eu obedeço à palavra de Deus, quanto mais dou adesão à voz de Deus, mais serei fecundo na minha missão, mais serei fecundo no meu apostolado e mais eu vou arrebanhar pessoas para Deus.

Vejam que importante isso, meus irmãos, pois nos fala de testemunho: quem tem a coragem de se lançar na vontade de Deus terá a sua vida fecunda. E quantos de nós não desejamos isso? Até mesmo você, às vezes, para e pensa: “Nossa, minha vida não tem frutos nenhum, não sinto que sou uma pessoa fecunda”.  Sabe por que, muitas vezes, você se sente assim? Porque você não tem dado ouvido à voz de Deus, como os discípulos ouviram, eles até tinham medo, mas será mesmo? Porque eles ainda não sabiam que era Jesus, eles estavam ainda naquele contexto Pascal, ainda não tinham a clareza daquilo que Jesus poderia fazer na vida deles, como Ressuscitado, mas eles lançaram a rede.

Seja aquele que vai lançar a rede e vai trazer para o rebanho de Cristo muitas almas

E o Senhor, muitas vezes, pede para que você lance a rede, pede para que eu, Padre Ricardo, lance as redes; e nós não temos lançado. E, depois, qual é o sentimento? É o sentimento daqueles discípulos de Emaús, que nós falamos esses dias aqui, é o sentimento de frustração, de decepção conosco. Mas o Senhor está dizendo: “Quem ouve a palavra de Deus, quem obedece à sua voz, torna-se fecundo na sua missão”.

E aqui está a prova, os discípulos ouviram, lançaram a rede, no lado que Jesus falou, e uma grande quantidade de peixes foi pescada. E qual é o símbolo do cristão? O peixe.

Então, meu irmão, seja como os discípulos: lance a rede onde o Senhor te colocou a viver o seu ministério: seja o de pregação, de música, de intercessão ou na sua paróquia. Seja aquele que vai lançar a rede e vai trazer para o rebanho de Cristo muitas almas, muitos peixes.

Que Deus te dê esta ousadia, que Deus te dê esta parresia, que o Espírito Santo te impulsione a obedecer à voz de Deus e a ter a certeza de que esta voz vai te levar para a vida eterna, e também vai fazer com que outros cheguem à vida eterna. Então, quero pedir sobre você a bênção deste Deus: que Ele possa fazer fecundo o seu apostolado; a bênção deste Deus que nos ama e que nos perdoa sempre.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.