03 Apr 2024

Abra o seu coração para receber a Palavra de Deus

Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. (Lucas 24,15-16)

Amados irmãos e irmãs, nós estamos dentro do período pascal, onde a Igreja vive, até o dia de Pentecostes, 50 dias de alegria. Aqui, meus irmãos, eu quero trazer para vocês algo importante desse Evangelho que nos fala sobre os discípulos de Emaús. Eu tive a graça de, no ano passado, ir até Emaús e fazer a experiência daqueles que tiveram o coração abrasado pelo Ressuscitado. Sabe o que é importante? É que Jesus estava caminhando com eles, mas eles não O tinham reconhecido, eles estavam cegos. Mas cegos por quê? Porque eles acreditavam naquilo que as pessoas estavam dizendo: “Ele não ressuscitou. Ele morreu de fato”. Aquilo trouxe desânimo ao coração dos discípulos.

Mas sabe o que é importante neste Evangelho? É que eles estavam a 11 quilômetros Jerusalém, lá onde eles deveriam ficar; eles voltaram para Emaús. Meus irmãos, o importante deste Evangelho é a escuta da Palavra e o partir do pão, ou seja, a Eucaristia. Quero, aqui, trazer para você algo que é muito importante para a nossa caminhada de fé: a Palavra de Deus e a Eucaristia.

Meus irmãos, prestem atenção, pois a escuta da Palavra e a partilha do pão nos fazem reconhecer o Cristo ressuscitado. Nós estamos nesta caminhada Pascal, ou seja, na caminhada da Ressurreição, por isso, meus irmãos, dois elementos importantes para que nós possamos sair da cegueira espiritual, do desânimo espiritual do qual Jesus, ao conversar com aqueles dois discípulos, fez o coração deles se aquecer novamente. Primeiro, porque Jesus se dirigiu a eles por meio da Sua Palavra e, depois, ao cair da tarde, no partir do pão. Aqui, nós temos o relato já propriamente da Santa Missa, a mesa da Palavra e a mesa da Eucaristia. E é neste contexto que aqueles discípulos tiveram seu coração abrasado.

Quem comunga da Palavra e quem comunga da Eucaristia, comunga do Ressuscitado

Meu irmão e minha irmã, a ressurreição precisa abrasar o meu e o seu coração, precisa nos tirar da cegueira espiritual, do desânimo espiritual. Precisamos estar com o nosso ouvido atento à Palavra de Deus e ao pão que é repartido, que é a Eucaristia. Quem comunga da Palavra e quem comunga da Eucaristia comunga do Ressuscitado, comunga d’Aquele que pode transformar a vida, d’Aquele que pode reacender o fogo do primeiro amor.

Aqueles que estavam desanimados, tristes, abatidos, tiveram o coração novamente abrasado pela Palavra e pela Eucaristia. Que eu e você também estejamos preparados, com o coração para a escuta da Palavra e para acolher a Eucaristia no nosso coração e ter essa graça de sairmos da cegueira e do desânimo.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Missionário da Comunidade Canção Nova


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.