08 Apr 2024

Sejamos como Maria: obedientes à vontade de Deus

“Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: ‘Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!’” (Lucas 1,26-28)

Meus irmãos e minhas irmãs, a anunciação que nós comemoramos no dia de hoje é uma festa muito importante, pois ali nós contemplamos aquilo que o evangelho nos fala: “o Verbo Divino se fez carne e habitou entre nós”, essa é a anunciação. Meu irmão, minha irmã, o quê comporta a anunciação do anjo a Nossa Senhora? Comporta a obediência total de Maria ao projeto de salvação que Deus oferece para a humanidade.

Uma adolescente, datada de uns 14 anos de idade, como teria essa compreensão e essa obediência total a Deus, se Ela não conhecia homem algum? Como é que Deus realizaria na vida de Maria o seu plano de salvação? Pela obediência total de Nossa Senhora, pois Ela teve a coragem de dizer: “Faça-se em mim, conforme a Vossa vontade”.

Meu irmão, minha irmã, eu quero trazer para você algo muito importante que vai agregar a nossa vida espiritual: uma das virtudes mais belas de um cristão: ser obediente. E a obediência de Maria é a obediência também de Jesus, pois Ele é o Homem obediente à vontade de Deus. Jesus disse: “Eu não vim para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade d’Aquele que me enviou”.

Uma das virtudes mais belas de um cristão: ser obediente

Mas você percebe que: na anunciação que nós escutamos aqui, o anjo Gabriel — que aparece a uma Virgem de Nazaré —, Maria, de imediato, não disse para o anjo que Ela daria o Seu sim. O que Maria fez primeiro? Maria dialogou porque o anjo é o enviado de Deus, é o emissário, o porta-voz da boa notícia. Anjo Gabriel significa “boa notícia”.

Por isso, meus irmãos, minhas irmãs, Maria comunicou com aquele enviado de Deus, ou seja, comunicou-Se com o próprio Deus, e queria entender como tudo isso se daria. Maria é uma mulher livre, mas, ao mesmo tempo, uma mulher obediente. A desobediência de Eva é recuperada pela obediência de Maria, a nova Eva, que vem para trazer para nós o Salvador. E quem é o Salvador? O Emanuel, o Deus conosco, Aquele que se faz carne, que habita no meio de nós, para nos salvar.

Veja que beleza o sim de Nossa Senhora! O sim para a salvação da humanidade porque, por meio da encarnação, tivemos também a Paixão de Jesus, mas também tivemos a Ressurreição.

Por isso, meus irmãos, obediência total e adesão total ao projeto de Deus. Você tem dado seu seu assentimento? Você tem dado o seu sim como Maria deu? E você tem sido obediente aos mandamentos da lei de Deus? Porque, meus irmãos, do contrário, nós vamos como os nossos primeiros pais: cair na desobediência e perder o paraíso, perder a salvação, sejamos como Maria: obedientes totalmente à vontade de Deus. 

“Faça-se em mim, segundo à Vossa vontade”. Peçamos a bênção do Senhor!

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.