01 Apr 2024

Tenhamos alegria em acolher a vontade de Deus

“Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se e prostraram-se diante de Jesus, abraçando seus pés.” (Mateus 28,9)

Diante daquilo que nós estamos vivendo, neste período Pascal, ou seja, o período da ressurreição, Jesus dá uma ordem àqueles que acreditaram n’Ele, “Alegrai-vos”. E essa alegria provém do Cristo Ressuscitado, ou seja, Aquele que venceu a morte, nos trouxe a vida e nos encheu de alegria. 

O cristão não pode ser um cristão triste. A própria Palavra de Deus nos fala: “A alegria do Senhor é a nossa força”. Meus irmãos, a nossa vida é marcada pelo sofrimento, é marcada por tribulação, é marcada por tantas realidades adversas… E, se nós não tivermos com nosso coração no Cristo Ressuscitado, nós perderemos essa graça, e a marca da ressurreição é alegria. Por isso, Jesus falou para aquelas mulheres: “Alegrai-vos”; e aquilo encheu o coração delas e fez com que elas se prostrassem diante de Jesus.

Meus irmãos, nós não devemos nos prostrar diante das dificuldades, mas nós devemos nos prostrar diante d’Aquele que venceu a morte. O nosso coração precisa se alegrar, pois a alegria trouxe para aquelas mulheres — em meio ao temor, ao medo que estavam vivendo—, um coração com paz. O Cristo Ressuscitado veio para fazer isto na nossa vida: tirar todo o temor, todo o medo e encher-nos de coragem, de ousadia, de parresia, para que nós possamos continuar anunciando. O Cristo ressuscitou, Ele está no meio de nós!

Por isso, meus irmãos, prestem atenção: a alegria da ressurreição é o que tornará a nossa vida comprometida no anúncio do Evangelho. Sem alegria, nós não podemos contagiar o coração das pessoas nem dar testemunho daquilo que nós experimentamos. Como é que chegaremos tristes perto de alguém, desanimados, sem coragem? Isso não vai trazer um entusiasmo para o outro. Então, o Senhor diz para você — como disse para aquelas mulheres quando foram ao sepulcro e não O encontram mais lá dentro, pois estava ressuscitado: “Alegrai-vos”. Então, meus irmãos, quero dizer para você, como sacerdote: “Alegrai-vos, alegrai-vos no Senhor”.

Sem alegria, nós não podemos contagiar o coração das pessoas

E quero trazer para você qual é o efeito da luz da ressurreição: é a disposição do coração em acolher a vontade de Deus. Aquelas mulheres acolheram a vontade de Deus e a missão delas em evangelizar, em levar o nome de Jesus ser conhecido, em levar a graça de Deus para todos aqueles que estão desanimados. Quem está desanimado vai receber essa alegria que vem do nosso coração.

Jesus deve ser a nossa alegria. Por isso, meus irmãos, neste período Pascal, eu quero, como sacerdote, dizer novamente a você: “Alegrai-vos, alegrai-vos sempre no Senhor”. E também nas Cartas aos Tessalonicenses, é isto que o apóstolo diz:  “Alegrai-vos”. A alegria é a nossa marca, é a nossa força, então, meus irmãos, não nos deixemos ser dominados pelo medo, não nos deixemos  ser dominados pela tristeza. Como diz a Palavra de Deus: “A tristeza matou a muitos, a alegria ressuscitou a muitos para a graça de Deus”.

Quero pedir sobre você a bênção de Deus, que é todo poderoso, de Cristo Ressuscitado, que trouxe a alegria aos discípulos e quer continuar trazendo alegria para aqueles que acreditam n’Ele.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Ricardo Rodolfo
Missionario da Comunide Canção Nova


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.