09 Apr 2024

Abra o coração para que a salvação entre em sua vida

“Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. Se não acreditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu?”  (João 3,10-12)

Amados irmãos e irmãs, aqui há uma conversa entre Jesus e Nicodemos. É um diálogo, e Jesus quer levar este homem que estava interessado em saber quem Ele era, um homem que estava dócil à vontade de Deus, diferente dos outros fariseus, mestres da Lei, escribas, era um homem de muita notoriedade no meio judaico, mas um homem que fez uma experiência profunda com Jesus, por isso queria saber mais.

Olha a sede do coração de Nicodemos: saber das coisas do céu! Diferente dos outros que procuravam matar Jesus, Nicodemos queria escutá-Lo, queria saber quem era este Homem que arrastava multidões, que curava as pessoas e que fazia uma revolução no coração de tantas pessoas, e a vida delas era mudada. Meu irmão, minha irmã, a salvação passa pela submissão a Deus, pela contemplação do Crucificado. Quando Jesus diz: ‘Se nós damos testemunhos daquilo que é desta terra, e vós não acreditais, como é que vocês vão acreditar quando eu falar das coisas do céu?”. 

E aqui, como nós ouvimos na anunciação, a obediência total de Maria, precisamos estar submissos a Deus pela contemplação do crucificado, ou seja, Jesus estava anunciando, de forma ainda velada, como Ele iria se entregar pela humanidade. Ele iria se entregar por meio da Cruz. E quantos de nós não entendemos aquilo que é a cruz de Cristo! A cruz de Cristo é a total submissão e obediência total do filho de Deus em relação ao Pai, e isso encantou o coração de Nicodemos.

A salvação passa pela submissão e passa pela contemplação do crucificado

Por isso, meus irmãos, a salvação passa pela submissão e pela contemplação do crucificado. Quer ter certeza de que você é salvo? Quer ter certeza de que o Cristo alcançou a sua família, a sua vida? Seja submisso à vontade de Deus, contemplando a cruz de Cristo. Ali está, meu irmão, a nossa vitória; ali está, para nós, a nossa salvação. Não há salvação sem Cruz, não há salvação sem nós nos submetermos àquilo que Cristo realizou por nós, morrer pelos nossos pecados. 

Nós perdemos essa consciência quando ainda continuamos a viver em estado de pecado. Nós não tomamos consciência do crucificado, nós não tomamos consciência do sangue que foi derramado naquela Cruz, nós não tomamos consciência de que Deus veio para nos salvar. 

Meu irmão, minha irmã, abramos nosso coração, neste dia, para que a salvação de Deus entre na nossa vida, para que a salvação de Deus entre na nossa casa, para que, como Nicodemos, sejamos submissos a tudo aquilo que Deus nos oferece.

Mas quantos de nós têm sido submissos aos nossos pecados! E sendo submissos aos pecados, temos nos perdido. Mas a submissão a contemplar o Cristo crucificado nos trará sempre a salvação. Que Deus lhe dê a graça de ser submisso.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.