06 Apr 2024

Desapegue-se da vida velha para anunciar a vida nova

“Depois de ressuscitar, na madrugada do primeiro dia após o sábado, Jesus apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual havia expulsado sete demônios. Ela foi anunciar isso aos seguidores de Jesus, que estavam de luto e chorando”. (Marcos 16,9-10)

Meu irmão, minha irmã, olha só a maravilha que, hoje, a Palavra de Deus nos traz! Jesus, ao ressuscitar na madrugada, aparece para aquela de quem ele havia expulsado tantos demônios, para mostrar a força da Ressurreição, mas, muito mais do que isso, meus irmãos, eu quero trazer para você algo que traz o coração deste Evangelho: desapegarmos de nossas tristezas e nos revestirmos da alegria. Por quê? Porque essa mulher tinha todos os motivos do mundo para estar apegada àquilo que ela viveu antes de fazer a experiência pessoal com Cristo, porque ela era usada pelas pessoas, pelos homens, era objeto de prazer na mão deles; então, no coração daquela mulher, por mais que ela ganhasse dinheiro, por mais que ela satisfizesse os seus prazeres carnais, no coração dela havia uma grande tristeza e uma grande ferida.

Mas quem faz a experiência pessoal com Jesus sai daquela situação de tristeza e vem para uma situação e uma dimensão de alegria. Por quê? Quem faz experiência com Cristo desapega-se da vida velha, desapega-se daquilo que causava dor, daquilo que causava tristeza e nos levava ao pecado.

Percebe-se que essa mulher, que foi tocada pela graça de Deus, foi a primeira a anunciar que Jesus ressuscitou, porque não estava apegada mais a sua vida velha. Agora, uma vez tocada pela graça de Deus, uma vez que se encontrou pessoalmente com Jesus, e, depois, O reconheceu na Sua Ressurreição, a sua vida agora transmite paz e alegria.

Desapegue-se da sua vida velha e vá anunciar o Cristo, que traz para cada um de nós a vida nova

O que a sua vida tem transmitido? Uma vez que você experimentou Jesus, uma vez que eu, Padre Ricardo, experimentei Jesus, o que temos transmitido para as pessoas, uma vida de tristeza ou uma vida de alegria? Porque, meus irmãos, aquele que faz a experiência pessoal com Jesus anuncia a vitória do Ressuscitado na sua vida; e tudo pode, meus irmãos, agora trazer uma novidade.

E essa novidade, meus irmãos, é para aqueles que viram o Ressuscitado. Você tem visto o Ressuscitado? Quero dizer para você, meu irmão, você pode vê-Lo, todos os dias, na Eucaristia, porque ela é a memória da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.

Quantas pessoas não têm dado mais importância à Eucaristia e continuam apegadas a sua vida velha! Meu irmão, minha irmã, quem faz a experiência com a Eucaristia não pode mais viver como uma pessoa que não encontrou o Ressuscitado. 

Como você vive hoje? Como você está hoje? Eu quero provocar o seu coração como Jesus provocou essa mulher, pois, uma vez provocada, ela foi anunciar. Eu quero dizer para você: desapegue-se da sua vida velha e vá anunciar o Cristo, que traz para cada um de nós a vida nova. Eu me desapego da vida velha para anunciar a vida nova. Ide e anunciai: Cristo Ressuscitou!

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.