11 Mar 2024

Fique atento à hora de Deus em sua vida, pois ela é exata

“Naquele tempo, havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-Lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. Jesus disse-lhe: ‘Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais’. O funcionário do rei disse: ‘Senhor, desce, antes que meu filho morra!’. Jesus lhe disse: ‘Podes ir, teu filho está vivo’. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora. Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo.  O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: ‘A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde’. O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: ‘Teu filho está vivo'”. (João 4,46-50)

 

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje, neste Evangelho, a palavra que me salta aos olhos é “hora” — exatamente na mesma hora em que Jesus havia dito: ‘Teu filho está vivo —, a hora de Deus. Qual é a hora de Deus? Ela acontece não apenas quando Deus desce da Sua majestade, do Seu trono e nos visita, mas acontece quando nós descemos do nosso trono, das nossas convicções, da nossa lógica mundana. Por exemplo: o funcionário real teve de descer da sua corte para tocar no milagre de Jesus, para entrar na hora de Deus. E esta hora é uma hora exata: a hora de Deus não é mais nem menos, é a hora exata.

E como é difícil para nós entrarmos no tempo de Deus! Como é difícil para nós entrarmos no modo como Deus faz as coisas: a pedagogia de Deus com cada um de nós. Por isso, nesta Quaresma, é um esforço pessoal que precisamos fazer: aprender a entrar no tempo de Deus, na hora de Deus. Quanto ainda temos de acertar os nossos ponteiros com Deus, ponteiros que estão atrasados ou adiantados; e precisamos entrar na hora de Deus!

Precisamos aprender a entrar no tempo de Deus, na hora de Deus

Perceberam que quando o funcionário constata o milagre já era ontem, pois o milagre já tinha acontecido há quase um dia. Pois é, nós podemos demorar, muitas vezes, para nos dar conta de como Deus vem ao nosso encontro, de como Deus entra na nossa vida, e temos dificuldades de dar contas de certas coisas, mas Deus vem no momento exato da nossa vida, Ele vem no momento necessário, e nós só temos um pouco de dificuldade para acertar os nossos ponteiros no tempo de Deus. 

Porém, tem algo interessante: o funcionário do rei crê de uma maneira totalmente nova, porque, normalmente, as profissões de fé que acontecem no Evangelho dizendo: “Eu creio, Senhor; Tu és o Messias; Tu és o rei”, elas acontecem após um sinal, após uma graça, uma cura ou um chamado ou uma libertação, é sempre depois. Aqui, não, ela vem antes que aconteça, o funcionário crê na Palavra de Jesus, ele crê que Jesus pode realizar, mesmo não vendo aquela realidade, naquele exato momento.

É um apelo de fé para todos nós: que o Senhor nos conceda a graça de acertar os nossos ponteiros na vontade de Deus. 

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Padre Donizete Heleno Ferreira
Missionário da Comunidade Canção Nova


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.