15 Mar 2024

Confie nas surpresas de Deus

“Naquele tempo, alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram matar?  Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias?  Mas este, nós sabemos donde é. O Cristo, quando vier, ninguém saberá donde ele é”.  (João 7,25-27)

Meus irmãos e minhas irmãs, quem conhece alguma pessoa que sempre acha que sabe tudo? Não responda. Você, certamente, já conviveu ou convive com alguém que tem sempre uma resposta para tudo, que é o sabidão, tem sempre argumentos doutrinários para condenar esse ou aquele, ou seja, é o tipo da pessoa com quem nunca nós podemos estabelecer diálogo, porque é sempre monólogo, é sempre a pessoa que tem razão. É aquela mania doentia de querer ter sempre a razão, a última palavra sempre, a informação mais atual, mais completa. Que vida! Que vida!

Jesus encontrou assim os habitantes de Jerusalém, que se parecem muito com essas características – eles se parecem conosco, na verdade! “Já conhecemos esse tal Jesus que dizem que é o Messias, nós sabemos a Sua proveniência, os Seus pais, onde Ele mora etc., etc.” É tão difícil quando nós nos colocamos diante de Deus dessa forma, porque, muitas vezes, nós vamos diante d’Ele dessa maneira. Quando vamos a um encontro, por exemplo, e já prevemos tudo que Ele deve fazer ou como nós gostaríamos que fizesse, já pretendendo controlar a Sua ação… Isso se chama bloqueio da ação de Deus, presunção, mania de autossuficiência. 

O incômodo a ser vencido aqui é o de confiar na surpresa de Deus, porque Jesus era uma surpresa, Jesus era a surpresa do Pai, e eles não tiveram a capacidade de enxergar isso. Deus nunca poderá ser manipulado pelos nossos conceitos ou pela nossa sabedoria humana. Deus é livre, meus irmãos, e a Sua ação vai sempre causar em nós o engano de pensar que nós já sabemos tudo. Não queira controlá-Lo, você vai sofrer muito e poderá até abandonar a sua fé. Não queira controlar a ação de Deus.

Deus nunca poderá ser manipulado pelos nossos conceitos ou pela nossa sabedoria humana

Deus se revela como Ele quer, quando Ele quer, do jeito que Ele quer e a quem Ele quer. A Palavra de Deus nos diz: Deus revela os seus planos aos pequeninos, por isso tenhamos essa humildade de coração, essa abertura de coração, para as surpresas d’Ele. A melhor biblioteca para um católico é a contemplação de Deus, é a capela, por que de que adiantaria nós temos uma linda biblioteca, se isso não nos ensinasse a nos abrirmos à ação de Deus, às surpresas d’Ele? Que pode acontecer, todos os dias, na nossa vida? Por isso peçamos ao Senhor a graça de ter esse coração sempre atento, sempre dócil, sempre disponível àquilo que Ele tem que revelar a cada um de nós.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.