22 Mar 2024

Coloquemos uma pedra sobre nossos pecados

Naquele tempo, os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?” Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque, sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!” Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? (Jo 10,31-34)

Meus irmãos e minhas irmãs, pedra nas mãos. Como os judeus gostavam de jogar pedras! O apedrejamento era uma das sentenças aplicadas a pessoas subversivas à lei de Deus, aquelas que eram adúlteras, que blasfemavam, aquelas que ensinavam doutrinas contrárias à lei dos judeus. A pedra também é uma lápide de morte, inclusive, os judeus usam pedras sobre os túmulos, assim como nós temos o hábito de colocar flores sobre os túmulos, os judeus colocam pedras, porque elas são duradouras; assim, a memória daquele ente querido falecido vai ser uma memória duradoura.

Diante das inúmeras obras feitas por Jesus – curas, milagres, pregações, acolhimento, amor aos doentes, aos mais pobres, aos mais necessitados –, nenhuma dessas obras são motivo de louvor. Mas apenas Ele diz: “Eu sou filho de Deus” e já pesa sobre Ele as acusações e a tentativa de apedrejamento.

Na próxima sexta-feira, já será Sexta-feira Santa, a sexta-feira da Paixão do Senhor. Nós devemos nos perguntar: já não está na hora de nós também jogarmos as nossas pedras que carregamos nas mãos? Jogar pelo chão aquelas pedras que nós carregamos para punir os nossos irmãos? Porque Jesus está aí, mais uma vez, sendo crucificado por causa dos nossos pecados.

É hora de tirarmos essas pedras que, às vezes, estão no bolso

É hora de nos confrontarmos com as sentenças que nós proferimos sobre os nossos irmãos e tomarmos consciência de que eles são filhos do mesmo Pai, mesmo que não estejam vivendo à altura dessa dignidade, eles permanecem filho do Pai do Céu, e Jesus também irá morrer por causa deles. Quantos já disseram no próprio coração: “Eu coloquei uma pedra sobre tal situação”? Nós, muitas vezes, dizemos isso, mas, na verdade, isso foi uma sentença para desistir de uma pessoa, para condenar definitivamente uma pessoa por aquilo que ela fez sem abertura ao perdão e à reconciliação. 

É hora de tirarmos essas pedras que, às vezes, estão no bolso, às vezes estão nas mãos, querendo condenar, querendo culpar as pessoas, e vamos acolher o Cristo que passa no meio de nós derramando suas graças e o dom da redenção. 

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.