06 Mar 2024

A lei de Deus é o que dá graças à sua vida

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra”. (Mateus 5,17-19)

Meus irmãos e minhas irmãs, eu pergunto: você já pensou num rio que não tivesse a sua margem? Que estrago ele não faria! Quando vemos, por exemplo, uma notícia, no jornal, de um rio que transbordou, que ultrapassou os limites da sua margem, como o nosso povo sofre com os danos que são provocados por isso!

Eu tomei esse exemplo para ilustrar para você os três versículos do Evangelho de hoje que nos apresentam a realidade da lei do Senhor. Jesus não veio para abolir as regras; elas servem para canalizar as nossas potencialidades para a prática do bem e não do mal.

Voltemos ao exemplo do rio: com um rio, com um curso preciso, chega longe! Eu fiquei pensando, por exemplo, no Rio Paraíba, que corta todo o Vale do Paraíba: ele parte de São Paulo e chega até a cidade Campos dos Goytacazes no estado do Rio de Janeiro, seguindo seu curso natural.

Jesus veio para dar cumprimento à lei, ou seja, ele veio trazer aquela ajuda da graça de Deus

Vejam:  quando o rio segue a sua margem corretamente, como ele chega longe! Como nós também podemos chegar longe na graça de Deus! Como nós podemos crescer e amadurecer quando nós seguirmos também a lei do Senhor? E, certamente, nós temos tantos outros rios no Brasil que percorrem quilômetros obedecendo as suas margens. E por que nós temos tanta dificuldade com os nossos limites, com as regras, com aquilo que é preciso obedecer? Peçamos ao Senhor, hoje, a libertação dessa dificuldade.

Jesus critica uma interpretação rígida da lei… É diferente! Isso sim não leva a lugar nenhum. Jesus teve vários embates com uma interpretação rígida da Lei do Senhor. Cada ser humano é único, cada um deve ser visto nas suas potencialidades e também nos seus limites.

Não é correto, não dá para aplicar genericamente a mesma norma para todos. Existem realidades muito peculiares, e cada caso deve ser visto de modo particular. Jesus veio para dar cumprimento à lei, ou seja, ele veio trazer aquela ajuda da graça de Deus que nos capacita a cumprir os nossos deveres morais, os nossos deveres religiosos, também como cidadãos no mundo de hoje.

Jesus não aponta o dedo, Ele estende a mão. Quer ajuda? A graça de Deus pode nos ajudar a viver bem a lei do Senhor, os mandamentos do Senhor. Então, se você se esbarra (o limite), se você toca em alguma dificuldade para viver a lei do Senhor, peça a graça de Deus, peça ajuda do alto, para que você tenha a capacidade de experimentar, na lei do Senhor, a direção para sua vida, para que você possa ir longe, para que você possa crescer e amadurecer aos olhos de Deus.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.