28 Apr 2024

Para ser frutuoso, esteja enxertado no Cristo

“Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e eu nele, esse produz muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer” (João 15,1-8).

Amados irmãos e irmãs, o Evangelho tirado de João nos fala o seguinte: “Jesus é a verdadeira videira, e nós somos os ramos”, e Jesus fala o seguinte, que é uma coisa muito importante, isso eu trago para minha vida de sacerdote, mas também uma vida cristã: “Sem mim, nada podeis fazer”, esta é a palavra-chave para que eu e você tenhamos a consciência de que, se nós, nos desgarrarmos de Cristo, vamos perecer, nós não vamos dar frutos, nós não vamos crescer numa vida espiritual, nós não vamos viver uma vida de santidade para a qual nós somos chamados a viver. Nós queremos ser santo, mas nós queremos ser santos sem estarmos enxertados na videira, que é o Cristo.

Meu irmão, não existe vida eterna sem estar enxertado no Cristo. Por quê? Porque o próprio Jesus está dizendo: “Eu sou a videira”; está dizendo: “Nós somos os ramos. Quem não permanece na videira não dá fruto nenhum”. Agora, eu quero perguntar para você: que frutos você tem dado? Que frutos eu, Padre Ricardo, tenho dado? Porque, meu irmão, se você está enxertado na videira, você pode ter certeza que a sua vida vai ser frutuosa, Deus vai se alegrar pelos frutos que você vai dar. Mas nós precisamos compreender uma coisa: nós não podemos fazer isso sozinho, nós precisamos contar com a graça de Deus. Hoje, muitos cristãos estão perecendo, estão regredindo, estão voltando para a sua vida velha, porque deixaram de adorar Jesus, de buscá-Lo, seja na adoração, seja na Eucaristia, seja nos sacramentos, e isso é um grande perigo que nós podemos correr: perder a vida eterna, porque nós não estamos mais enxertados na videira.

Nós sabemos, meus irmãos, o processo de uma árvore que tem a seiva, que tem o caule, os nutrientes, e, se não tiver nada disso, a árvore morre, enfraquece, não dá fruto nenhum. Agora, eu quero dizer para você: no campo espiritual é a mesma coisa, por isso a fé, meu irmão, minha irmã, no Cristo Jesus nos leva a permanecer n’Ele. Você tem permanecido? Você tem vivido uma vida de intimidade, de profundidade? É como a raiz de uma planta, de uma árvore, quando ela está bem enraizada, ela encontra a água, encontra o oxigênio, encontra os nutrientes necessários, e você percebe que vai ser uma árvore frondosa, vistosa e com muitos frutos bons. 

Nós somos os ramos, quem não permanece na videira não dá fruto nenhum

Mas, muitas vezes, nós cristãos estamos dando frutos estragados, de ressentimentos, de raiva, de ódio, de falta de perdão; não são esses frutos que Deus espera de nós! Se não permanecermos n’Ele, nós vamos dar, hoje, frutos amargos, frutos azedos, que não vão contribuir na vida de ninguém, só vão afastar, cada vez mais, aquela pessoa do Cristo, da árvore. Por isso, meu irmão, minha irmã, guarde isso: “Sem mim, nada podeis fazer”. Quer ser alguém frutuoso? Esteja enxertado no Cristo.

Se você já foi ao Pai das Misericórdias, nós temos um Sacrário, atrás do altar, que é esta videira; e você perceber que os ramos estão ali, enxertados na videira, e você percebe que há muitos frutos, porque Jesus é aquele que faz frutificar em nós os dons de Deus por meio do Espírito Santo. Então, se você permanecer n’Ele, você vai permanecer como um homem e uma mulher cheio dos dons, e dará muitos frutos de santidade e perseverança. “Sem mim, nada podeis fazer”.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.