29 Apr 2024

Viva uma vida no Espírito para amar Jesus

“Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou.  Isso é o que vos disse enquanto estava convosco.  Mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito.” (João 6,52-59)

Amados irmãos e irmãs, o padre Jonas, na Canção Nova, sempre priorizou para a comunidade o batismo no Espírito Santo. Por quê? Porque é pelo batismo no Espírito que a vida nova é enxertada em nós. Nós falamos, no dia de ontem, de permanecer na videira. Mas quem faz crescer isso em nós? O Espírito de Deus. Por isso Jesus está dizendo para nós: O Defensor, o Espírito Santo, Paráclito, vai fazer com que nós recordemos tudo aquilo que são os mistérios de Deus para nós.

Por isso, meu irmão, minha irmã, só amaremos a Deus, e só guardaremos a Palavra de Deus se formos cheios do Espírito Santo. Por quê? Porque a própria Palavra, através do apóstolo Paulo, diz que é o Espírito que vem em auxílio das nossas fraquezas, é o Espírito Santo que nos convence de nossos pecados; e se nós vivermos uma vida no Espírito, nós vamos amar a nosso Senhor, nós vamos guardar a Sua Palavra; e não somente guardá-la, mas também vivê-la, que é o mais importante. Porque quem guarda rumina, medita, interioriza e depois age.

É assim que nós devemos viver nos tempos de hoje, onde tudo está invertido, os valores do Evangelho estão sendo invertidos. E se nós não formos homens do Espírito Santo, não teremos a capacidade de ir na contramão que o mundo hoje nos oferece. Nós estamos, meus irmãos, como cristãos indo na contramão, e isso é algo difícil de lidar. Mas se nós formos cheios do Espírito Santo, Ele vai nos recordar que o Pai e o filho estão conosco, caminham conosco. 

Quanto mais nós nos aproximarmos da luz, mas nós vamos nos afastar das trevas, mas sem o Espírito Santo, isso não é possível.

Por isso, meu irmão, minha irmã, quem não ama e não guarda a Palavra de Deus se perde facilmente. É o que nós estamos vivendo nos tempos de hoje, um esfriamento dentro da Igreja Católica, mas não só da Igreja, mas em diversos ramos de outras religiões, por não se guardar mais a Palavra de Deus, não se guarda mais os Seus mandamentos, não se faz mais aquilo que é a vontade de Deus. Estamos procurando os nossos próprios interesses, estamos procurando os nossos próprios prazeres, e isso está obscurecendo a nossa consciência, a nossa fé, o relativismo que está entrando na Igreja, está entrando no coração dos cristãos. “Ah isso é pecado! Isso não é pecado!”. Vamos relativizando até mesmo o que é o pecado, e isso vai nos levando para a mentira, vai nos levando para as trevas, para a escuridão.

Meu irmão, minha irmã, quanto mais nós nos aproximarmos da luz, mais nós vamos nos afastar das trevas, mas sem o Espírito Santo isso não é possível. Peça ao Senhor, hoje, esta graça, seja um homem cheio do Espírito Santo, seja uma mulher cheia do Espírito Santo de Deus, porque assim o Espírito vai nos recordar, é Ele que vai nos defender, é Ele que vai nos dar coragem, força, parresia, intrepidez. É Ele que vai nos dar o impulso para quando nós formos questionados pelos valores em que acreditamos. O Espírito Santo vai nos dar palavras acertadas, porque é isso que Jesus está nos falando no final deste Evangelho, o Espírito vai nos recordar tudo aquilo que nós devemos falar, a forma que devemos agir e como devemos proceder.

Eu quero pedir ao Senhor essa graça nesse momento de reflexão, dessa homilia, seja cheio do Espírito Santo de Deus, para que o Espírito Santo o leve a conformar-se com uma vida cristã verdadeira e autêntica.

Que Deus o abençoe, que Deus o guarde. Que Deus o ilumine.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.