27 Apr 2024

Façamos uma experiência de profunda oração com Cristo

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes”.  Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!” (João 14,7-14)

Amados irmãos e irmãs, aqui está algo muito importante para a nossa caminhada cristã. Jesus é aquele que nos revela o Rosto Misericordioso do Pai, o Pai que, na plenitude dos tempos, enviou Seu Filho para que todo o que n’Ele crer não pereça, mas tenha vida eterna.

E aí, meu irmão, minha irmã, Jesus está dizendo: “Se vós me conheceis, também conhecereis o meu pai”. E onde nós fazemos essa linda jornada de conhecimento do Filho que nos revela o Rosto Misericordioso do Pai? Primeiro, uma vida de oração, ela é muito importante, porque ela diz que o Catecismo da Igreja Católica é a via pelo qual nós nos aproximamos de Deus, nós nos aproximamos do Filho e do Pai, e o Espírito Santo, que é o amor do Pai e do Filho, transborda sobre nós.

Por isso Filipe diz: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. Mas, meus irmãos, minhas irmãs, se nós não aceitarmos Jesus como Senhor da nossa vida e não reconhecermos n’Ele o enviado do Pai, nós não vamos conhecer verdadeiramente quem é o Pai dos Céus, quem é o Pai das Misericórdias. É preciso aderir, com muita força, com muita garra, Jesus como Senhor da nossa vida.

Jesus mesmo nos diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Então, quem vai por Ele chega ao coração do Pai. Não há outro caminho ao qual nós devemos seguir, meus irmãos e minhas irmãs, a não ser aceitando Jesus como Senhor da nossa vida, da nossa história.

Jesus é Aquele que nos revela o Rosto Misericordioso do Pai

Esses dias, eu estava celebrando uma Santa Missa e, após a Missa, eu fiz um momento de adoração com as pessoas – e como as pessoas têm necessidade de se encontrar com Deus! Como elas têm necessidade de falar como Filipe: “Senhor, mostra-nos o pai isso nos basta!”. Eu fazia, ali, o momento de adoração, e, normalmente, faz-se o rito normal, mas Deus me inspirou naquele dia: “O povo quer mais!”. E eu peguei o Santíssimo, passei no meio do povo, e o povo em lágrimas, porque está necessitado de Deus, de se encontrar com Ele, de ter o coração consolado por Ele. No final da adoração, algumas pessoas me procuraram e disseram: “Padre, era disso que eu estava precisando! Eu estava angustiado! Padre, a minha vida está de cabeça para baixo, mas, porque o Senhor teve a coragem de passar com o Santíssimo no meio de nós, meu coração se acalmou”.

É isso: “Mostra-nos o Pai, isso nos basta!”. As pessoas fizeram a experiência com Jesus e fizeram a experiência com aquele que pode revelar a misericórdia do Pai, como o filho pródigo. Ali, teve, naquele abraço, a misericórdia personificada. Quando Jesus passou no meio daquelas pessoas, elas se encontraram com o Pai através do Filho.

Por isso, meu irmão, minha irmã, quero pedir a você, nesta homilia de hoje: faça uma experiência pessoal com Cristo, faça uma experiência de profunda oração com Cristo, porque Ele vai lhe revelar o verdadeiro rosto do Pai, o Pai das Misericórdias.

Que Deus lhe dê essa graça, que você faça essa experiência espiritual e de fé com nosso Senhor Jesus Cristo.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.