01 Dec 2017

O Reino de Deus está próximo de nós

Quando passamos por situações difíceis, o Reino de Deus não está longe de nós; nem quando a humanidade passa por provocações extremas

“Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto” (Lucas 21,31).

Quando nós escutamos na Palavra de Deus, falar sobre calamidades, tempos difíceis, terremotos e tantas alterações da natureza, muitas vezes, o temor e o receio tomam conta do nosso coração. Vivemos num mundo globalizado onde, todos os dias, temos notícias de desastres na natureza, desastres humanos, tantas situações calamitosas que causam em nós alguns medos e pavor, causam no nosso coração uma inquietação.

O que está acontecendo com o mundo? É o fim do mundo? É Jesus que está voltando?

É importante saber que calamidades, desastres naturais e tantas outras coisas sempre existiram e sempre existirão, até que o mundo chegue na sua consumação final. Quando essas coisas acontecerem não é para ficarmos desesperados, é para acendermos um sinal de alerta para termos atenção, cuidado, para sermos solidários com aqueles que sofrem diante de tantas situações e assim por diante.

O mais importante é aquilo que a Palavra de Deus está dizendo: “Ficai sabendo que o Reino de Deus está perto”. Ou seja, o Reino de Deus não está longe de nós quando passamos por situações difíceis, quando a humanidade passa por provocações extremas.

Não é que Deus está longe de nós, pelo contrário, Ele está perto de nós quando nos aproximamos d’Ele. Muitas vezes, há uma leitura da ótica do negativismo onde toda a tragédia, todas as desgraças e coisas negativas, são sinais da ausência de Deus. Em muitas situações faltam humanidade, cuidado com a natureza, respeito para com as coisas criadas, falta respeito para com o próprio Criador, mas Deus não está longe de nós, Ele está muito perto de nós.

Deus é aquele que transforma o caos em graça e nós, muitas vezes, transformamos o caos em desgraça. A graça do Reino de Deus que está no meio de nós, é justamente essa: se na natureza nada se perde, mas tudo se transforma, no Reino de Deus também é assim, não perdemos nenhuma situação para ver e fazer o Reino de Deus.

Transformemos as realidades, estejamos atentos a presença de Deus, em tudo aquilo que vemos acontecer no mundo em que vivemos.

Não olhemos o mundo pela ótica da tragédia, mas pela ótica da transformação e da graça, porque o Reino de Deus está no meio de nós.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.