13 Apr 2021

O Espírito sopra o novo de Deus em nossa vida

“O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito” (João 3,8).

Que bênção é a comparação! Porém, mais do que comparar, é a imagem que o Espírito é do vento. Porque o Espírito Santo é vento, é sopro, e você sabe o que o vento faz; o vento leva e traz, o vento traz a agitação do ar e leva as coisas para lá e para cá.

O homem que nasce do Espírito é conduzido pelo vento do Espírito, ele não fica dentro daquilo que é previsível – humanamente falando – mas deixa-se conduzir pela graça. O homem do Espírito não é cercado de certezas nem vive de incertezas, mas vive da fé, é conduzido pela fé; dia após dia deixa-se guiar pelo Espírito. Não é que a pessoa é sem identidade, pelo contrário, ela assume uma identidade espiritual, assume a identidade de homem de Deus que se deixa conduzir por Deus.

O homem e a mulher que nascem do Espírito, hoje, ficam magoados e chateados, mas mergulham no Espírito e respondem com o perdão e a misericórdia. Hoje, não gostam mais dessa pessoa, mas reveem no Espírito aquilo que está dentro deles. Não é aquela pessoa volúvel, mas é a pessoa dócil, porque se deixa conduzir pelo Espírito.

Quem se deixa conduzir pelo Espírito é conduzido para o novo de Deus

É dessa graça que precisamos! A graça de nascermos do Espírito para sermos conduzidos por Ele. E o Espírito é vento incessante, ele não cessa de soprar, de inspirar e de criar.

Às vezes, olho para pessoas que estão desalentadas, desanimadas, sem criatividade e sem saber o que fazer: não se entreguem ao desânimo, não se entreguem a essa monotonia. Ainda que passemos por momentos monótonos, ainda que passemos por momentos sem saber o que fazer, deixemos o Espírito refazer a nossa cabeça, nossa mente, nossos sentimentos, deixemo-nos conduzir pelo Espírito.

O Espírito traz criatividade, luz e direção, ele reinventa aquilo que já foi inventando, recria aquilo que já foi criado; o Espírito sopra o novo de Deus, porque essa é a graça que recebemos.

Quem se deixa conduzir pelo Espírito é conduzido para o novo de Deus, e Deus faz novas todas as coisas em nossa vida quando deixamos que o Seu Espírito remova aquilo que não é d’Ele e traga sempre o que é de Deus para dentro de nós.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.