17 set 2016

Permitamos que a semente da Palavra seja eficaz em nós

É importante que o coração esteja bem preparado, para que a Palavra do Senhor produza frutos de conversão, transformação e renovação em nossa vida

“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram” (Lucas 8, 5).

Já ouvimos, tantas vezes, a parábola do semeador; e cada vez que a ouvimos, ela é sempre nova, é a realidade que nos aponta de que forma é a ação de Deus em nossa vida. Deus é o Semeador, Ele pega a Palavra de vida do Seu coração e a joga no meio de nós, joga nos campos da vida, e este campo é o nosso coração. Ele não cessa, não se cansa de semear.

É verdade que muitos corações se fecharam, muitos nem se abriram, mas é também verdade que muitos corações, mesmo se abrindo para acolher a Palavra de Deus, não são transformados por ela. Jesus nos explica os motivos para isso: primeiro, quando nos conta o exemplo do pássaro do céu que vem e come a semente, mostra-nos o poder destruidor que têm as nossas distrações. Achamos bonito, vamos à igreja e dizemos: “Nossa, que Palavra bonita!”.

Nós escutamos, agora, a “Homilia Diária” e nos encantamos com essa Palavra, porém, deixamos o diabo roubar tantas coisas, roubar esse tesouro precioso, que é a Palavra de Deus em nosso coração. Não temos raízes, não temos profundidade, encaramos as coisas de Deus de forma tão superficial, de qualquer jeito. Até temos alegria: “Que bom, é Deus falando ao meu coração!”, mas não saímos dessa vida medíocre e superficial, não permitimos que a Palavra realmente penetre, de forma mais profunda, em nosso coração, transformando todo o nosso ser.

Por outro lado, nós somos, muitas vezes, sufocados pelos espinhos da vida; e os “espinhos” aos quais a Palavra se refere são as preocupações, as inquietações, seja por causa dos prazeres, das riquezas, dos bens materiais, seja por qualquer outra coisa que tira a inquietude e a paz do nosso coração. Sabemos que um coração tenso não guarda nada, um coração tenso simplesmente perde a direção e para quando deve caminhar.

Deixe-me dizer a você: parte dessa semente caiu num coração bom, bem arejado e adubado. Ao cair, essa semente produziu muitos frutos: uns produzem dez, outros vinte ou cinquenta, mas o importante é que produz.

A Palavra de Deus, que está chegando ao seu coração, tem produzido frutos ou ela tem morrido? A Palavra tem sido sufocada, esquecida ou deixada de lado? É hora, meus irmãos, de permitirmos que essa Palavra poderosa, que realmente tem poder de transformar a nossa vida, seja eficaz em nós!

Para ser eficaz, não basta apenas que a semente seja boa, para ser eficaz é importante que o coração esteja bem preparado, bem adubado, para que a Palavra do Senhor produza frutos de conversão, de transformação e renovação em nosso coração e em nossa vida!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários

Setembro

47%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários