21 abr 2016

O segredo para a felicidade está na humildade de coração

O segredo está na humildade de coração, na simplicidade de vida, no serviço e na doação ao outro

O servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou” (João 13,16).

Essa verdade do coração de Deus para nós vem depois daquele acontecimento sublime, quando Cristo, na Última Ceia, lavou os pés de Seus discípulos e disse que o servo, o mensageiro, não está acima do Senhor, não está acima d’Aquele que O enviou. Mas o Senhor se fez servo, fez aquele trabalho que era próprio de um servo e está nos dizendo onde este encontra o sentido para sua vida, onde encontra o segredo para a felicidade.

O segredo está na humildade de coração, na simplicidade de vida, no serviço e na doação ao outro. A humildade é uma virtude tão necessária em todas as etapas e situações na vida de cada um de nós, mas não nos deixemos enganar nem nos iludir. A forma com que muitos de nós fomos formados não é a mesma da humildade, mas sim a forma da competição, do orgulho, da vaidade, da soberba, de sermos melhores, mais importantes e de querermos nos sobressair mais que os outros.

A forma com que, muitas vezes, somos formados é de nos preocuparmos com nossas coisas, com o “meu” em primeiro lugar. O “meu pirão”, a “minha farinha”, aquilo que precisamos; depois, se sobrar tempo, se sobrar algo, damos para o outro. O egoísta não consegue ser humilde e o egoísmo nos incha, inflama-nos de orgulho e prepotência.

Amados irmãos e irmãs, se queremos ser felizes, devemos olhar sempre para o nosso coração e nos lembrar da cena que não deve sair de nossas mentes, onde Cristo se faz servo e lava os pés de Seus discípulos.

Ninguém é melhor nem mais importante, ninguém tem o sangue e estrela maior do que ninguém. Somos servos uns dos outros! O lava-pés não é uma encenação ou um teatro da Quinta-feira Santa, mas o nosso modo de ser seguidores de Cristo é o segredo da espiritualidade, da mística cristã; a espiritualidade do serviço, do desprendimento, da humilhação e da humildade.

Se alguém quer ser o primeiro, que seja servo. Se alguém quer se fazer o maior, que se faça menor, que se dê mais, que se debruce mais e faça tudo sem esperar nada em troca. Assim, estaremos aprendendo com o Mestre e ficaremos menos insatisfeitos, cobraremos menos o outro e o nosso coração encontrará a paz na humildade.

Deus abençoe você!

repensando-a-vida

Adquira em nossa Loja Virtual o livro do padre Roger


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários

Outubro

51%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários