07 out 2011

Maria, um grande exemplo para nós

No dia de hoje, celebramos a Festa de Nossa Senhora do Rosário. A Igreja nos leva a meditar no cumprimento da profecia de Is 7,14, na qual Cristo nasceria de uma virgem. Seis meses depois de Isabel ter engravidado, o anjo Gabriel apresentou-se a Maria em Nazaré e anunciou o propósito divino em conceber o Filho de Deus no ventre da Virgem Santíssima. Ele anunciou que se lhe daria o trono de Davi e que esse reino seria eterno, cumprindo assim a profecia de Cristo em 2 Sm 7,12-13; Sl 132,11; Is 9,7; Dn 2,44.

Maria, ao aceitar o desafio do Senhor, também aceitou o perigo da sociedade em apedrejá-la por adultério, por estar comprometida com José. Outro risco que tinha de enfrentar era a ruptura do seu casamento quando José soubesse dessa situação. No entanto, Maria preferiu fazer a vontade de Deus a agradar a homens, ainda que lhe custasse tudo. Um grande exemplo para nós! Também lhe é anunciado que sua parenta Isabel havia concebido em sua velhice e que já era o sexto mês para aquela que era considerada estéril, porque nada é impossível para Deus.

Isto nos deve chamar também à atenção. Lucas conta a história do nascimento de Jesus – principalmente – desde a perspectiva de Maria em quem Deus cumpre as promessas feitas a Abraão.

O nascimento virginal é uma doutrina cristã fundamental, que aparece no Credo dos cristãos desde muitos séculos atrás. Pelo nascimento virginal, por obra do Espírito Santo, Jesus Cristo não teve pecado original e, por isso, foi capaz de oferecer um sacrifício perfeito para salvar a humanidade, porque só os homens livres podem salvar os condenados. Só o Homem celeste pode santificar o homem da terra.

Se Jesus tivesse nascido de um pai humano, teria sido um homem comum, incapaz de nos salvar.

Que com Maria, a Mãe de Deus e, sobretudo, com o seu “sim”, a nossa atenção se volte para Jesus e com Ele percorramos a trajetória de Sua vida: nascimento, ministério, Paixão e ressurreição.

Padre Bantu Mendonça


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários

Outubro

53%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários