15 dez 2011

Deus tem um plano de salvação para cada um de nós

O Evangelho de hoje é uma das passagens mais tristes da Palavra de Deus para mim. Este Evangelho é uma continuidade, já que no de ontem os discípulos de João Batista vieram perguntar para Jesus se Ele realmente era o esperado. Cristo dá a resposta e eles voltam, mas agora o Senhor olha para a multidão e pergunta: O que e quem vocês foram buscar lá no deserto? No final da leitura Jesus revela que é o profeta.

Mas repito: a tristeza descrita no Evangelho de hoje mostra que os doutores da lei e autoridades religiosas daquele tempo não quiseram aceitar o Senhor e todo o plano de salvação que Deus tinha para eles foi frustrado. Em outras palavras, é como se Jesus estivesse dizendo: Eles se perderam, tiveram a oportunidade, e diz lá no livro do Apocalipse: “Eis que estou à porta e bato todos os dias”, então se você abrir Eu entro. Jesus bateu, bateu e bateu à porta e depois João Batista também bateu, mas eles não quiseram ouvir e permaneceram com o coração fechado. Eles não quiseram aceitar João Batista e não o aceitando também não aceitaram a presença de Jesus. E quem não aceita Deus se perde e não se salva.

Na verdade, Jesus está falando isso com muita dor no coração. É interessante que na Bíblia Ave-Maria está escrito assim: “Mas os fariseus e os mestres da lei rejeitando o batismo de João tornaram inútil para si mesmos o projeto de Deus, mas frustaram o desígnio de Deus a seu respeito”. Jesus tinha preparado um desígnio para eles, mas o coração deles estava fechado. E vocês sabem o que aconteceu depois? Essas pessoas acabaram matando o Salvador.

Não vou dizer que nós que estamos aqui hoje neste mundo frustramos os planos de Deus em nossa vida. Neste tempo do Advento a primeira coisa que nós precisamos parar para pensar é se realmente os planos de Deus em nossa vida, que são planos de salvação, estão acontecendo mesmo. Um plano de salvação significa que a partir de hoje preciso mudar a minha vida e caminhar na santidade, porque existem coisas que eu preciso tirar e que ainda estou guardando em meu coração.

Por isso eu queria que no dia de hoje cada um de vocês rezassem por aqueles que estão frustrando o plano de Deus na vida deles. Tenho esperança de salvar essas pessoas, porque Jesus não morreu em vão e a esperança vai nascer na noite do dia 24 de dezembro quando vamos celebrar o nascimento do Senhor.

Padre José Augusto

Comunidade Canção Nova


Comentários