27 dez 2015

A família é o lugar da presença de Deus

É na família que Deus reside, habita e a graça maior acontece

“Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe” (Eclo 3, 3).

Neste domingo solene, na Oitava do Natal de Jesus Cristo, celebramos a Sagrada Família: Jesus, Maria e José. A família é algo tão sagrado e sublime para Deus, que Ele mesmo quis nascer no seio dela. Ele poderia ter sido um homem sozinho neste mundo, poderia ter vindo ao mundo de outra forma, como Deus quisesse, mas a forma sublime de estar entre nós é na família e pela família.

Toda família é sagrada para Deus

Desse modo, toda família é sagrada para Deus, é uma bênção para Ele! É nela que o Senhor reside e a graça maior acontece. Jesus é família desde toda a eternidade, e a Santíssima Trindade também é por excelência. Uma vez que Jesus não estava só, enquanto Filho de Deus na Sua visita à humanidade, nasceu e cresceu no seio de uma família.

Deus quer abençoar a sua família, mas Ele quer que você entenda quão sagrada e sublime ela é! Ame, respeite, valorize, louve a Deus pela família que você tem!

A presença de Deus

É verdade que temos muitas famílias machucadas, dilaceradas e desfeitas. Há as que se romperam, mas isso não tira a graça e o valor delas, não tira, de forma nenhuma, a presença de Deus da sua casa. Mesmo que a família esteja machucada e ferida, é ali que Deus precisa estar mais ainda.

Nesta festa da Sagrada Família, queremos exaltar a família como lugar da presença de Deus e, ao mesmo tempo, honrar os compromissos que todos precisamos ter: maridos amem muito vossas esposas, e esposas amem muito seus esposos, sejam fiéis uns para com os outros, e acima de tudo, respeitem-se e tenham cordialidade um para com o outro. Que aos filhos nunca falte o cuidado, a educação e a atenção de seus pais.

É importante falar ao coração de cada filho que a bênção de Deus está sobre eles quando sabem honrar seus pais, mesmo que tenham defeitos e já tenham lhes contrariado muito. Suporte os defeitos, os limites, as dificuldades, mas não grite com seus pais, não os desonre, não os maltrate nem os deixe de lado.

Pai e mãe são presentes e presença sublime de Deus entre nós! Muitas vezes, não compreendemos nem somos compreendidos por nossos pais, mas tudo isso não torna menor o efeito da graça. Muito pelo contrário, a humildade em saber acolher o limite do outro faz a graça de Deus crescer entre nós!

Deus abençoe nossas casas, nossas famílias e nossos lares!

repensando-a-vida

Adquira este livro de padre Roger Araújo


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários