11 fev 2016

O Cristo que seguimos é o Crucificado

Seguimos o Cristo crucificado, mas que está vivo no meio de nós

“Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me” (Lucas 9, 23).

Para seguir Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo é preciso tê-Lo diante dos nossos olhos; e tê-Lo diante de nós é ter o Crucificado diante do nosso coração, mente e visão.

É bom que você tenha sempre viva, na parede da sua casa, no seu quarto, no carro, no trabalho, onde quer que você vive ou esteja, a imagem do Cristo Jesus crucificado. Não simplesmente para se recordar que Ele morreu na cruz, que deu Sua vida por nós, mas para ter a convicção de que o Cristo que nós seguimos é o Crucificado.

Ele não está mais pregado na cruz, Ele está vivo no meio de nós. Mas o Cristo vivo é o Crucificado, é Aquele que passou, nesta vida, carregando a cruz do sofrimento, da dor, da existência humana, levando sobre Seus ombros e Seu coração todos os dramas existenciais, os dramas do fato de estarmos vivos. Cristo abraçou tudo de todos e carregou sobre si as nossas dores. Quem quiser segui-Lo, primeiro precisa renunciar a si mesmo.

Sabe, irmãos, somos muito cheios de gostos e vontades, não queremos ser contrariados. Mas não vamos conseguir seguir Jesus se formos cheios de “gostinhos” e exigências, querendo que as coisas sejam do nosso jeito. É preciso saber contrariar-se, sofrer as contrariedades; no caminho da vida, é preciso saber ceder para que a vida aconteça.

Só quem renuncia a si mesmo pode pegar sua cruz de cada dia e ir atrás de Jesus. Às vezes, algumas pessoas dizem: “Vou seguir Deus, vou deixar tudo para trás!”. Mas o que é deixar tudo? É abandonar os compromissos, as responsabilidades e obrigações, ignorar que temos de resolver isso ou aquilo? Não! Abrace sua cruz, abrace as situações difíceis e o Senhor as estará abraçando junto com você.

Há cruzes menores ou maiores, mas toda cruz abraçada com amor é árvore da vida; toda cruz abraçada com o coração frutifica, produz mais vida. Abracemos a nossa cruz de cada dia, porque nela está a vida que Deus há de nos dar nova a cada dia.

Deus abençoe você!

repensando-a-vida

Adquira em nossa Loja Virtual o livro do Padre Roger



Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

.

Comentários