31 Aug 2025

Apelo de Deus à humildade

A sabedoria de conhecer o próprio lugar

Naquele tempo, aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então, contou-lhes uma parábola: “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa que convidou os dois venha dizer, dá o lugar a ele. Então, tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar, quem te convidou te dirá, amigo, vem mais pra cima. E isso vai ser honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado” (Lucas 14,1.7-14)

A lógica de Deus: a honra no último lugar

Meus irmãos e minhas irmãs, hoje é domingo, dia do Senhor, e nós queremos, neste 22ª Domingo do Tempo Comum, meditar sobre o tema da humildade.

Aparentemente, o texto parece uma aula de boas maneiras: Jesus ensinando como se deve comportar num jantar. Mas, na verdade, está, aqui no fundo, a lógica de Deus, que não considera os primeiros lugares como os melhores. É, na verdade, um grande apelo de Deus para a humildade.

Humildade: pisando no solo da nossa verdade

Por isso o Senhor nos chama a assumir o nosso lugar, porque é aos humildes que Deus revela os seus mistérios. E a palavra humildade tem a ver com terra, porque humildade vem de humus, e humus quer dizer “terra”. Por isso a humildade é pisarmos no solo daquilo que nós somos como essência. Nem mais nem menos. Humildade é ter uma justa percepção de si.

E eu pergunto para você: Qual é a sua terra? Qual é o seu lugar? Qual é a sua verdade? É nesse lugar que Deus o quer. É nesse lugar que Deus o plantou. Essa é a sua verdade.

A justa medida de si mesmo: a lição de São Paulo

Tem um tema interessante em São Paulo, que ele nos lembra para que não façamos uma estima elevada de nós mesmos. São Paulo utiliza um texto com três elementos interessantes: Phroneo, Soproneo e Hyperphroneo.

É a forma de São Paulo nos ensinar que nós temos que ter a capacidade de criar um juízo sobre nós mesmos. A capacidade de nos ver, de nos enxergar, a percepção de quem nós somos. Mas ele nos diz que nós devemos ter Soproneo, ou seja, uma medida justa sobre nós. Uma justa medida.

E não um Hyperphroneo, ou seja, uma estima muito elevada. Pensar algo que nós não somos. Por isso São Paulo nos dá o conselho e a sabedoria de cultivar sempre uma estima muito boa sobre nós, de saber quem nós somos, das nossas capacidades e viver tudo isso.

Fazer o bem onde Deus nos plantou

Não importa o cargo que nós ocupamos, não importa a função que nós exercemos, importa a nós, de fato, estarmos onde Deus nos plantou segundo a nossa essência e fazer o bem onde nós estivermos.

Por isso peçamos ao Senhor, hoje, essa graça de termos a nossa vida, de fato, onde Deus nos colocou. Sermos humildes, reconhecermos os nossos talentos, os talentos dos nossos irmãos para assim levarmos o Evangelho do Senhor.

Que Deus possa abençoar a sua vida! Nós nos encontraremos daqui a dois meses!

Agradeço a presença de vocês! Acompanharem o nosso canal, inscrevam-se e orientem outras pessoas a também acessar o nosso canal, a baixar o nosso aplicativo, para que muitas outras pessoas possam vivenciar esse momento da Humilha Diária.

Sobre todos vós, desça a bênção de Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Donizete Heleno Ferreira

Padre Donizete Heleno Ferreira é Brasileiro, nasceu no dia 26/09/1980, em Rio Pomba, MG. É Membro da Associação Internacional Privada de Fieis – Comunidade Canção Nova, desde 2003 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.