23 Jul 2022

Você é chamado a ser trigo do Senhor

“Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e o amarrai em feixes para ser queimado! Recolhei, porém, o trigo no meu celeiro!” (Mateus 13,30).

Essa parábola conhecidíssima do joio e do trigo diz de nós, meus irmãos. Temos um pouquinho de joio e um pouquinho de trigo, sempre, dentro de nós; o bom trigo (o trigo) onde se produz o pão, onde se produz o alimento; e o joio que não produz nada. Os dois são parecidos, muito parecidos! Quando é que se nota que é trigo ou que é joio? O trigo tomba com o tempo porque ele tem fruto, ele deita; já o joio, ele não tem nada, ele não tem fruto. Então, ele não tomba, ele fica de pé, altivo.

Nosso Senhor, aqui, contou-nos esta parábola e, aí, houve esse diálogo: “Quer que arranquemos logo? Porque tem o joio lá”. “Não! Calma! Com o tempo. Tenham paciência!”.

Porque poderia ser, de fato, que, ao arrancar o joio, arrancaria também o trigo. Por isso o Senhor disse ao dono daquela colheita: “Espera! Quando crescer, aí sim vai verificar o que é joio e o que é trigo”.

O trigo tomba com o tempo porque ele tem fruto; já o joio, ele não tem nada, ele não tem fruto

O Senhor pedia paciência. Hoje, estamos num mundo que não quer ter paciência, que quer as coisas rápidas. Queremos as coisas muito rápidas. Basta ligar para vir o lanche, basta passar lá no Drive-Thru para pegar o seu lanche, a sua comida.

Estamos num mundo que corre, que quer muitas coisas de forma imediata, mas o imediatismo não acontece no Reino, minha gente! Para amadurecermos, não dá para sermos imediatos. Se com os frutos da Terra é assim, imagine a nossa caminhada espiritual. É preciso dar tempo ao tempo. Tenha calma!

Santo Agostinho, ao comentar esta parábola, ensinava que aquilo que parecia ser ruim, pode ser bom, e aquilo que é bom, também pode ser ruim. Por isso, calma! Dê tempo ao tempo. Porque nós temos, infelizmente, o nosso ser justiceiro, temos a tendência de logo dizer que é ruim, que é mau.

Nosso Senhor nos pede: “Calma! Deixa crescer, continue a semear a Palavra, continue a dar um bom testemunho. Pode ser que a pessoa não seja joio não, que a pessoa seja trigo, mas é preciso dar tempo ao tempo”.

Que o Senhor nos dê a graça da paciência conosco mesmo, para que possamos crescer e amadurecer. E que nós também tenhamos paciência com o processo do outro. Tomara Deus que não seja joio, que aquela pessoa seja trigo. E se é trigo, é bom e pode dar um bom alimento.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.