07 Sep 2025

Vocacionados à ressurreição

Naquele tempo, grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, Ele lhes disse: “Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs, e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14,25-33).

Olhar para a eternidade

Irmãos e irmãs, que alegria! Hoje é domingo, dia do Senhor. Então, promova momento com sua família para participar da Santa Missa, para participar da Eucaristia de acordo com a sua realidade.  Talvez você não tenha Missa diária, Missa todos os domingos, mas tenha a celebração da Palavra. Então, faça aquilo que for possível para viver este dia celebrativo, este que é um dia solene, dia do Senhor.

Neste dia, nós escutamos esta palavra sobre o seguimento de Jesus: “Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo”.

Critérios para o seguimento

Primeiramente, seguir os passos de Jesus. Mas, dentro desse critério, nós encontramos também essa realidade que todos nós vivemos, que é, por metáfora, a realidade da cruz.

Cristo carregou a cruz de maneira literal mesmo, com peso sobre ele. Mas nós temos dificuldades que chamamos de cruzes também. Às vezes, uma cruz muito grande, muito pesada; outras vezes, não tão pesada assim, mas, para aquele que a carrega, constitui um peso.

Isso faz parte do seguimento, no entanto, não fomos chamados a permanecer para sempre neste mundo com seu peso e tempo próprios. Nós somos chamados para as realidades eternas, ou seja, todos somos vocacionados à ressurreição e temos o Cristo como referência. Também a Virgem Maria, que foi assunta ao céu. Também nós temos este convite no dia de hoje.

Abramos o nosso coração para as realidades eternas que passam pelo seguimento de Jesus neste mundo e passam também por experiências de cruz.

Na experiência que você estiver vivendo no dia de hoje – seja de cruz em sua família, alguma enfermidade, você que escuta esta homilia num leito de hospital, seja você enfermo ou acompanhante, se alguém que está sofrendo, que a Palavra de Deus seja sustento para a sua vida.

Nós devemos seguir nosso Senhor. A vida d’Ele passou por sofrimento, mas não terminou n’Ele; também a nossa vida não terminará no vazio, não terminará na cruz, não terminará no sofrimento. Somos vocacionados à ressurreição.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.