“Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: ‘Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria’. Palavra da salvação! Glória a vós, Senhor” (Lucas 4,24-30).
A Nossa Vida como Profecia
Irmãos e irmãs, Jesus, neste Evangelho de hoje, diz sobre a condição que Ele encontrou em Nazaré. Ele usa essa palavra para dizer da falta de acolhida que encontrou entre os Seus conterrâneos.
“Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.” Aqui, Ele já se coloca também nessa condição de profeta. Quando nós falamos que a nossa vida deve ser uma profecia, significa que ela deve ser referência para aquilo que todos devem viver.
Referência para o mundo
O amor a Deus, a obediência a Deus, o anúncio do Reino de Deus, o Reino dos Céus, viver a missão… Tudo isso é profecia. Também nós, enquanto participantes da vida de Jesus, participantes da vida de Cristo, como católicos, cristãos, também deveremos viver essa realidade na nossa vida: oração, missão, anúncio. Isso é ser profecia!
A oração como profecia
Quando você diz ser profecia com a sua oração, significa que o seu modo de se colocar diante de Deus pode ser uma referência para aquelas pessoas que não vivem essa realidade ainda.
Acolhida e Perseguição
Quantas vezes também nós não somos aceitos quando temos uma vida de conversão! Você, que tem experiência de vida de grupo de oração, de intercessão, todas as realidades, às vezes, você também encontra essa falta de acolhida. Mas isso não pode nos fazer desistir de permanecermos na vontade de Deus, desistir de fazer a vontade d’Ele e caminharmos no que é certo, vivendo o Evangelho.
Permanecendo na vontade de Deus
Que a nossa vida seja uma profecia! Que a sua vida seja uma profecia para este mundo transitório que deve, constantemente, voltar-se para o seu Deus.
Voltemo-nos para Deus. Voltemos nos para Jesus, a fim de que sejamos salvos.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!