27 Sep 2025

A verdade que liberta

A dificuldade em aceitar o trinfo da cruz

Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. (Lucas 9,43b-45a)

A incompreensão diante da Paixão

Irmãos e irmãs, hoje, celebramos a memória de São Vicente de Paulo, presbítero. Pedimos a intercessão dele para a compreensão da Palavra nesta homilia, mas também recordemos, aqui, o cuidado dele com os pobres. Também nós somos convidados ao cuidado daqueles que estão mais próximos, daqueles que mais necessitam da nossa atenção e da nossa iniciativa caritativa também.

Nossa sede por um triunfo

A incompreensão dos discípulos diante do anúncio da entrega do Filho do Homem nos mostra que eles estavam admirados com os sinais e milagres. Contudo, eles não conseguiam aceitar que o Messias sofreria e seria traído. Somos resistentes quando não estamos diante de revelações triunfais, nós queremos triunfo, ninguém quer um mestre que anuncia sofrimento e morte. Isso era muito difícil para os discípulos.

A libertação pela verdade do Evangelho

Eles viam os prodígios que Jesus realizava, mas, ao mesmo tempo, viam que Jesus não se colocava como um grande influencer, capaz de mudar tudo, que se coloca orgulhosamente e tem a última palavra sobre tudo. Nós não vemos Jesus desta forma nos Evangelhos, pois isso não é evangélico. Somos convidados à confiança na providência divina, mesmo quando o sentido pleno da missão de Jesus permanece oculto.

Jesus não quer triunfo, Ele quer a verdade do Evangelho que liberta. Sejamos libertos, neste dia, pela presença de Jesus, por Sua palavra que nos molda, faz-nos simples e grandes amantes do Reino de Deus, como foi São Vicente de Paulo.

Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.