Naquele tempo disse Jesus aos Seus discípulos: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade, pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e até coisas futuras vos anunciará” (João 16,12-15).
Suportar: Etapa a etapa
Meus irmãos e minhas irmãs, existem verdades que nós fazemos um esforço para suportar.
Já imaginou se, quando nós éramos crianças, recebêssemos certas notícias? Já imaginou se as nossas professoras não tivessem respeitado o nosso processo de aprendizado? Se elas tivessem desejado nos transmitir conteúdos pesados, insuportáveis para a nossa capacidade intelectiva?!
Jesus, como um bom didaskalos, ou seja, um didata, um bom pedagogo, sabe que nós aprendemos e suportamos as Suas verdades por etapas, num processo de maturação progressivo das verdades divinas. Nós nos convertemos num aspecto, depois noutro, nós acolhemos a palavra do Senhor com alegria, esforçamo-nos para mudar determinadas atitudes.
A vida cristã é assim, ninguém fica santo da noite para o dia.
Quando ele afirma: não sois capazes de compreender, agora, certas coisas, é porque, como conhecedor de nós mais do que nós mesmos, Ele respeita a nossa limitação humana.
Jesus mesmo teve que aprender, de um modo humano, que Ele era Deus. Ele mesmo teve que se submeter às contingências da sua idade, da sua intelectualidade e, mais ainda, da sua espiritualidade.
Jesus respeitou as etapas do seu desenvolvimento humano.
É por isso que ele sabe o que está dizendo, a quem está dizendo e como está dizendo. Nesse tempo de preparação para Pentecostes, Jesus está nos apresentando o Espírito Santo como um excelente pedagogo, que conduz os nossos corações para a verdade plena sobre Cristo.
Não tenhamos medo de nos deixar guiar pelo Espírito Santo. Também não tenhamos medo de fazer progressos, progressos, mesmo que sejam pequenos.
Nenhuma criança, fica atabuada por muito tempo. Passos devem ser dados, verdades devem ser assimiladas e aderidas dentro do nosso coração. Não dá para ficarmos adultos biologicamente, mas com uma fé infantil atrofiada. Devemos nos deixar guiar pelo Espírito da verdade no conhecimento de Deus e dos Seus mistérios.
Então, sejamos dóceis a essa condução do Espírito em nossa vida e deixemos que Ele a conduza para a verdade plena sobre Jesus Cristo.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!