Somos continuadores da missão divina com o nosso trabalho, com a criatividade que colocamos a serviço da humanidade
“Não é ele o filho do carpinteiro?” (Mateus 13,55).
Temos a graça de celebrar, no dia de hoje, São José Operário. O pai de Jesus era um trabalhador. Hoje, lembramos, no mundo inteiro, de todos os trabalhadores. Cada um na sua missão cumpre a sua tarefa, faz do seu trabalho dom e dádiva para a transformação do mundo.
A Primeira Leitura da Missa de hoje fala, justamente, do Pai Criador de todas as coisas, que trabalhou seis dias para criar e cuidar da obra da Sua criação e responsabilizou o homem de cultivar e cuidar da criação que vem das Suas mãos.
Somos continuadores da missão divina com o nosso trabalho, com a criatividade que colocamos a serviço da humanidade e da sociedade. Devemos, por meio do nosso trabalho, transformar o mundo em que vivemos, transformá-lo para melhor, para aprimorar a criação de Deus, tornar as relações humanas mais saudáveis, permitir que todos os avanços científicos e tecnológicos estejam a serviço do bem, da verdade e do progresso do ser humano.
Todo trabalho, realizado com dignidade, é abençoado e santificado. Por meio do nosso trabalho, louvamos, bendizemos, agradecemos e oferecemos a Deus o próprio dom que Ele nos deu. É muito importante termos isso no nosso coração.
Deus abençoa o nosso trabalho, Ele abençoa o nosso esforço humano, a nossa luta, para nos aprimorarmos e buscarmos, a cada dia, o pão para nossa casa e para nossa família. Em hipótese nenhuma, podemos ficar sem trabalhar, pois a ociosidade é inimiga da verdade, da caridade, dos dons e talentos que Deus nos deu. A falta de trabalho nunca pode ser desculpa para não trabalharmos, porque a criatividade humana vai funcionar quando colocarmos nossos dons para realizarmos outros trabalhos, ainda que não seja daquela profissão que temos, ainda que não seja para o específico no qual nos especializamos. É importante saber que não temos apenas um dom; e ainda que tenhamos somente um dom, quando o colocamos a serviço, eles se multiplicam e a capacidade também.
Deus abençoe todos os trabalhadores e coloque, no coração deles, a disposição de aprimorar os dons que Ele nos concedeu para o mundo ser melhor e para que a nossa vida progrida.
Deus abençoe você!