17 Jul 2025

Suavidade e ternura de Cristo

Que bom encontrar você ouvindo a Palavra de Deus, meditando a Palavra de Deus e querendo ser um homem e uma mulher da Palavra de Deus! Nós vamos meditar, hoje, o Evangelho de Mateus, 11,18-20, onde o Senhor vai nos falar o seguinte:

“Vinde a mim todos vós que estais cansados e fadigados sobre o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. Tomais sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração. Encontrarei descanso para vós. As vossas almas, pois o meu jugo é suave, o meu fardo é leve” (Mateus 11,28-30)

O convite de Jesus aos cansados e sobrecarregados

Jesus não fala com imposição a cada um de nós. Ele não exige de nós que façamos a Sua vontade, Ele nos deixa livre, por isso o Senhor nos trata com ternura, com suavidade.

Por isso o Senhor nos fala: “Vós que estais cansados e fadigados sob o peso dos vossos fardos, eu vos darei descanso”, ou seja, o Senhor não fala com imposição e não exige com severidade, mas ele nos convida, mostrando a nós que é um Deus próximo, que conhece as nossas lutas, as nossas dores e o nosso cansaço. Por que Deus conhece o coração do ser humano? Porque Ele é um Deus próximo.

O exemplo dos mártires e a compaixão de Cristo

E, hoje, nesta memória de Santo Inácio de Azevedo e também os seus companheiros mártires, nós entendemos que o Senhor deu a esses homens a graça do martírio, porque foram homens que tiveram o coração tocado pela ternura, pela bondade e pela compaixão do Senhor.

Quantas pessoas passam por preocupações familiares, dores emocionais, inseguranças e crises existenciais! Jesus nos olha com compaixão e diz: “Eu vos darei descanso”. Guarda esta palavra: eu vos darei descanso.

O verdadeiro descanso: uma paz interior

Mas ele não oferece para nós um descanso superficial. Quando Ele diz que nos dará descanso, Ele não está falando que não teremos problemas, mas sim uma paz interior, para que, em meio às dificuldades, nós possamos enfrentá-las com suavidade. O descanso que Jesus nos oferece é um descanso no Seu coração manso e humilde, o Seu próprio coração. Assim, nós podemos aprender de Jesus a lógica do amor, da simplicidade e da confiança em Deus.

Vinde a mim todos vós que estais cansados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.

Que o Senhor nos abençoe por intercessão de Santo Inácio de Azevedo e seus companheiros mártires!

A você, a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.