“João declarou: ‘Eu sou a voz que grita no deserto: Aplainai o caminho do Senhor’ – conforme disse o profeta Isaías” (João 1,19-28)
Hoje, nós comemoramos a memória de dois santos importantes na vida da igreja: Basílio e Gregório, que compreenderam aquilo que João Batista veio fazer: preparar o caminho do Senhor.
Refletir Cristo
São Basílio e São Gregório são exemplos de cristãos. Mas por que eles são exemplos? Porque puderam ver, na sua vida e na sua história, o desejo da salvação de Deus que penetra a vida deles e traz ao coração o desejo de refletir o Evangelho. Eles são verdadeiros luminares da fidelidade, da beleza e do ideal do verdadeiro cristão. Refletir Cristo, ser luz, ser sal na vida de tantas pessoas. E ambos nos revelam como e o que deve significar tornar-se discípulos de Jesus.
Olha, meu irmão e minha irmã, o que escreve São Gregório: uma só tarefa e um só objetivo havia para ambos, tanto para Gregório quanto para Basílio, aspirar à virtude, viver para as esperanças futuras e comportar-se como tal.
Atitude de docilidade aos mandamentos divinos
Meu irmão, minha irmã, São Gregório e São Basílio devem nos ensinar justamente essa realidade. Ambos desejaram se comportar como verdadeiros cristãos. Eles tiveram essa realidade que hoje nós ouvimos no Evangelho: preparar o caminho do Senhor.
E como se prepara o caminho do Senhor? Com uma vida virtuosa, com uma vida de coerência, abraçando, verdadeiramente, o chamado que Deus nos faz. E isso eles fizeram de forma muito contundente.
A vida cristã é um compromisso com Deus
E eles, de fato, viveram essa realidade, foram homens de coerência, foram homens de atitudes e também de oração.
Por isso eles refletiram a Palavra de Deus. No Evangelho, preparar o caminho do Senhor e aplainar o Seu caminho é, justamente, ter essa realidade de coerência, compromisso e atitude de verdadeiro cristão: conformarmo-nos à vontade de Deus.
Que o Senhor nos dê essa graça, e que possamos também nos espelhar nesses santos de hoje para vivermos e a refletirmos o Evangelho de Cristo a todas as criaturas.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!