“Naquele tempo, Jesus foi para as margens do mar da Galileia, subiu a montanha, e sentou-se. Numerosas multidões aproximaram-se dele, levando consigo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros doentes” (Mateus 15,29-30).
Coxos, aleijados, cegos e mudos. Somos nós essa multidão carente. No sentido genuíno da palavra, “hystereos”, aquele que carece de algo, que tem necessidade de alguma coisa.
Nós somos essa multidão, somos esses carentes de uma vida plena, somos cheios de imperfeições, que só o Redentor poderá curar. O evangelho fala de quatro imperfeições.
São elas: “kolos”, “Kylos”, “Typhlos”,”Kofos”, quatro palavras bem parecidas. O interessante é que, no grego, dão um significado muito profundo para nós.
Carecemos do amor de Deus
Somos coxos, a primeira palavra: “kolos” privados de um pé. Caminhamos em direções contrárias àquelas propostas por Cristo. Muitas vezes, nós temos dificuldade de caminhar numa direção que exige esforço e renúncia, e optamos por outros caminhos, nos desviamos do caminho do Senhor.
Somos aleijados. Na verdade, a tradução é encurvado. Voltamos para o nosso próprio umbigo, para o nosso mundinho, a nossa visão reduzida da vida, contrários à grandeza de Deus e suas manifestações. Muitas vezes, nós nos comportamos assim, como aleijados, encurvados, voltados somente para nós mesmos.
Somos cegos. Somos incapazes de uma visão que supera o nosso alcance muito limitado. Somos momentâneos, somos circunscritos. Nosso raio de visão, muitas vezes, não passa dos nossos grupos, nossas comunidades, nossos guetos.
Somos mudos. Na verdade, somos mudos porque somos surdos. Surdos à voz de Deus que nos orienta continuamente através das pregações, homilias, sermões etc… E porque não ouvimos, perdemos a vocação de sermos comunicadores de Deus.
Só podemos fazer como aquela multidão de imperfeitos: colocar-nos aos pés de Jesus para sermos curados de tudo isso para nos tornar o povo de Deus. Povo amado e povo salvo pela sua graça e pelo seu poder. Vamos nos dirigir a Ele com essas imperfeições e com tantas outras que nos trazemos ao nosso coração. Ele irá nos curar.
Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!