21 Jul 2025

Sinais insuficientes

A resposta de Jesus aos corações endurecidos

No Evangelho de Mateus 12,38-42, nós vamos escutar do Senhor o seguinte: “Nenhum sinal será dado a não ser o sinal do profeta Jonas”.

A exigência por um sinal espetacular

No Evangelho de hoje, vemos um grupo de escribas e fariseus se aproximar de Jesus pedindo um sinal. Quantos de nós pede sinais para Deus? Mas eles não pedem um sinal simplesmente por milagre, por fé. Eles querem uma prova de que Jesus é Deus, de que Ele é o Messias esperado. Eles querem algo espetacular como se dissesse: “Se é mesmo quem diz ser, prova com o espetáculo celestial”. É isso que eles queriam falar para Jesus.

Estavam tentando Jesus, mas Ele, conhecendo os corações endurecidos – esse é o ponto principal de quem pede sinais –, corações fechados, responde com firmeza para os fariseus e escribas: “Uma geração má e adulta me pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado a não ser do profeta Jonas!”.

O sinal de Jonas: a morte e ressurreição de Cristo

O que é esse sinal? Ele mostra que Jonas passou três dias no ventre do grande peixe antes de ser lançado à terra. Significa o quê? Significa o símbolo da morte e da ressurreição de Jesus, ou seja, esse sinal definitivo, a cruz e a ressurreição.

Qual é o maior sinal de Jesus para nós? A cruz e a ressurreição. É o sinal do amor de Deus que se entrega por nós até o fim.

Deixar os sinais para viver pela fé

Você não pode querer outro sinal, meu irmão, minha irmã, a não ser o sinal da cruz e da ressurreição. E quantas vezes caímos nessa tentação de não acreditar que Jesus passou pela morte e ressuscitou! Se nós tivermos um coração endurecido como dos fariseus, viveremos somente de sinais.

Deus não quer que você viva de sinais. Deus quer que você viva da fé, confiando na Sua graça. A cruz de Cristo é o amor incondicional de Deus, Sua fidelidade até a morte e Sua vitória sobre o pecado.

É isso que nós precisamos viver, uma fé madura, pois uma fé que exige provas é uma fé que não confia.

Que o Senhor nos abençoe e nos dê a graça de vivermos a maturidade da fé entregando a nossa vida e o nosso coração ao Senhor.

Deus nos abençoe em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.