Naquele tempo, ao descerem do monte, os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. Eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles” (Mateus 17,10-13).
Gurus espetaculares, extraordinários e inquestionáveis
Meus irmãos e minhas irmãs, estamos no contexto do Advento, à espera do Senhor que vem; e o texto nos apresenta essa realidade do profeta Elias. Era a crença coletiva de que o Messias seria precedido do retorno do profeta Elias – acreditava-se assim.
E os discípulos de Jesus querem saber se isso que os escribas estão afirmando era, de fato, verdade.
Jesus abre os olhos deles e também os nossos para que não caiamos no erro de ficar esperando sinais espetaculares, extraordinários e inquestionáveis para acolher a Boa Nova do Reino.
Quantos cristãos, hoje, ficam correndo atrás de supostos profetas que lhes dê “a palavra”, aquela palavra reveladora que irá apontar o iluminado caminho a ser seguido. No tempo de Jesus, não foi diferente.
É mais fácil esperar a decisão vinda de um ser iluminado do que se comprometer-se com as nossas próprias escolhas.
Um dia, eu li um anúncio bem interessante, bem engraçado. Era um livro intitulado assim: “10 passos para dar o primeiro passo”. Imagina… Aonde nós vamos parar?!
Elias já veio, disse Jesus, mas eles não reconheceram. Fizeram com ele tudo o que quiseram, e assim farão com o filho do homem.
Jesus teve que tomar a firme decisão de ir para Jerusalém. Jesus teve que dar passos, passos importantes, passos comprometedores. Jesus não teve medo de comprometer a sua vida, porque ele sabia que, em Jerusalém, ele seria morto e ressuscitaria.
Por isso tome você a sua decisão e pare de transformar os profetas de Deus em “gurus”, que devem, a conta-gotas, dar para você respostas que você deveria encontrar na sua intimidade com Deus.
Deus fala conosco. Deus fala nos fatos.
Basta buscá-lo na intimidade e ele vai iluminar a nossa mente, o nosso coração. Para tomarmos as decisões corretas, Jesus já veio, o Espírito Santo já foi derramado.
Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai e Filho e Espírito Santo, Amém!