28 Sep 2019

Sejamos sempre humildes

“Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. Mas os discípulos não compreenderam o que Jesus dizia” (Lucas 9,44-45).

A verdade é que, muitas vezes, não compreendemos o que Jesus nos fala, porque nós só queremos compreender aquilo que nos agrada e é doce aos nossos ouvidos. É difícil compreender a correção, é difícil compreender quando nos chama à atenção, é difícil compreender quando, sobretudo, coisas negativas estão sendo anunciadas.

É Jesus que está dizendo em alto e bom tom: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Muitos diziam: “O Senhor não é Deus, não é o Cristo, não é o Messias. O Senhor será entregue nas mãos dos homens”.

Tudo o que não queremos é passar por contradições, é passarmos pelas vias negativas deste mundo.

Ser humilde não é ser bobo, não é aceitar tudo que vem dos outros nem sermos humilhados e maltratados

Para compreender bem, precisamos ser purificados e renovados. E é por meio da escola do sofrimento, da rejeição e das coisas negativas que aprendemos a nos tornar pessoas de bem, porque, por outro meio, se crescemos nas vaidades, se crescemos nas coisas deste mundo, tornamo-nos pessoas orgulhosas, soberbas, vaidosas quando o que nos salva é a humildade.

Jesus, o Servo sofredor, é o Senhor da humildade. É claro que ser humilde não é ser bobo, não é aceitar tudo que vem dos outros nem sermos humilhados e maltratados.

Ser humilde é não se colocar acima dos outros. Ser humilde é não humilhar os outros. Ser humilde é, muitas vezes, nos sujeitarmos às humilhações do mundo, mas saber que Deus está conosco em tudo aquilo que vivemos, passamos ou sofremos.

Jesus está anunciando o que se passa com Ele. O mistério da cruz, o mistério pascal não é compreendido nem aceito pelos Seus discípulos no primeiro momento, mas por nós, que somos os discípulos de hoje, quanto precisamos saber viver o momento pascal na nossa vida!

Não é só celebrar o Cristo no passado, porque o Cristo no presente continua sendo rejeitado, desprezado e não sendo amado. Para ser discípulo de Jesus é preciso entender as incompreensões humanas e não mergulharmos nas incompreensões, mas mergulharmos na cruz, no amor e na sujeição de Cristo à vontade do Pai.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.