Os aliados do céu em nosso favor
E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem” (João 1,51).
Irmãos e irmãs, hoje, celebramos a festa dos Santos Arcanjos: Miguel, Gabriel e Rafael, e é muito significativo para nós que vivemos a Quaresma de São Miguel, rezando todos esses dias. Mas hoje, para além de São Miguel, também temos os outros arcanjos que celebramos, que são figuras significativas, tanto São Rafael e também São Gabriel.
Miguel, nosso defensor na batalha
Começando por Miguel, o príncipe dos exércitos celestiais e defensor da Igreja contra as forças do mal. No diálogo com Natanael, que lemos no texto de hoje, o Céu aberto e os anjos subindo e descendo revelam a vitória de Deus sobre o mal. Sua missão é nos proteger na caminhada para a eternidade, combatendo o inimigo que quer impedir a nossa comunhão com Deus e a nossa salvação.
Gabriel, o mensageiro que abre o Céu
São Gabriel, como mensageiro divino, simboliza a força de Deus que se comunica ao homem. Lembremo-nos de que foi ele que anunciou a Virgem Maria a encarnação. O Anjo do Senhor anunciou a Maria, e ela concebeu pelo poder do Espírito Santo. No texto, a visão dos anjos subindo e descendo sobre o Filho do Homem lembra a missão que Gabriel tem de anunciar as grandes obras de Deus como fez naquele evento da anunciação do qual eu mencionei. Ele representa a mediação das mensagens divinas que abrem o céu aos homens.
Rafael, o amigo que cura e guia
Rafael atua como conselheiro e protetor, ajudando-nos a alcançar a cura interior e a salvação. São Rafael simboliza o cuidado divino que restaura e conduz ao encontro com Deus. Sobretudo, ele é um amigo que caminha conosco e nos ajuda a escolher as coisas certas, aquelas que nos darão salvação e que colocarão o inimigo da nossa salvação em fuga, assim como aconteceu com o demônio no livro de Tobias, Asmodeu.
Que, pela intercessão dos Santos Arcanjos, São Miguel, São Gabriel e São Rafael, vivamos bem este dia de festa em que a Igreja nos coloca em plena comunhão também com essas criaturas celestes.
Sobre você, desça e permaneça a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!