Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis por minha causa para dar testemunho diante deles e das nações” (Mateus 10,16-23)
Prudência e simplicidade
Hoje, comemoramos São Bento Abade. E queria, diante do Evangelho que acabamos de escutar – que trata das dificuldades enfrentadas pelos discípulos na missão – dizer que São Bento é um exemplo notável de alguém que viveu essa realidade com sabedoria, coragem e santidade.
Ovelhas entre lobos
No versículo 16 diz o seguinte: “Eis que vos envio como ovelhas entre lobos”. Jesus alerta sobre o perigo da missão, a hostilidade, perseguição e rejeição.
São Bento viveu num tempo de decadência moral e social, após a queda do Império Romano, ou seja, escolheu o silêncio do mosteiro para ser luz no meio da escuridão. Olha que lindo o testemunho dele! Escolheu o mosteiro para ser luz no meio da escuridão. Ele viveu o que o Evangelho nos falou com discernimento, com prudência.
São Bento: luz na escuridão
O santo formou uma comunidade centrada em Cristo e tornou-se um guia espiritual num tempo turbulento. A missão de São Bento é trazer a paz no silêncio, acalmar os barulhos interiores para que Cristo nasça em cada coração.
No versículo 16 diz assim: “Sedes prudentes como as serpentes e simples como as pombas”. A regra de São Bento é marcada pelo equilíbrio, pela sabedoria e a espiritualidade prática; uma síntese viva dessa orientação de Jesus, pois soube sintetizar sabedoria, equilíbrio e a espiritualidade na prática.
A sabedoria cristã que transforma o mundo
O santo beneditino nos ensina a viver as decisões com prudência e simplicidade de coração buscando sempre a vontade de Deus.
Termino dizendo que a vida de São Bento mostra que sabedoria cristã não é fugir do mundo, mas transformá-lo com paz e disciplina.
Que o Senhor nos abençoe e nos dê a graça de vivermos como São Bento, sendo luz no meio da escuridão.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!