29 Jan 2018

A pureza nos aproxima de Deus

Só enxerga o Reino de Deus, quem tem pureza nos olhos, na alma, no espírito; quem tem pureza de intenção

“‘Espírito impuro, sai desse homem!’ Então Jesus perguntou: ‘Qual é o teu nome?’ O homem respondeu: ‘Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos’” (Marcos 5,8-9).

Jesus está expulsando os espíritos impuros que estão dominando esse homem. O que, talvez, chame a nossa atenção é que Jesus expulsa os espíritos impuros e os manda para a manada de porcos, que jogam-se ao mar e afogam-se.

Aqueles espíritos impuros eram mais sujos do que os porcos, de tal forma que, atormentam tanto aos porcos que esses jogam-se ao mar.

Deus não nos quer impuros, Ele não quer que a impureza tome conta de nós, que tome conta dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos. A impureza é maldade, ela nos torna maus.

Olhamos as coisas pela ótica da impureza e do mal e, a partir disso, as nossas palavras se tornam maldosas e maliciosas; aquilo que nós fazemos para os outros se torna mal. À medida que permitimos que esses espíritos impuros cresçam em nós, dominando a nossa mente, a nossa vontade, vamos nos tornando pessoas maldosas. Deus não nos quer no mal, Ele nos quer puros.

Talvez alguns tenham uma restrição, uma visão equivocada a respeito da pureza, entretanto, para alguns a “pureza” confunde-se com “puritanismo”. A pureza se conjuga com a santidade, com Deus, com o espírito de Deus que está em nós.

“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus” (Mateus 5,8). Só vê Deus no meio de nós, só enxerga o Reino de Deus, quem tem pureza nos olhos, na alma, no espírito; quem tem pureza de intenção.

Olhamos para uma criança pequena, quanto mais pequenina ela for, mais vemos nela a pureza de alma, mais contemplamos a presença de Deus. À medida que crescemos, a maldade, a perversão, a malícia e as intrigas do mundo vão entrando em nós, e começamos a agir conforme esses espíritos. Eles nos tornam violentos, dominam a nossa vontade, as nossas inclinações.

Jesus nos quer puros, porque, somente puros nos tornamos parecidos com Deus. Quanto mais os espíritos impuros entrarem em nós, mais desfiguramos a imagem de Deus que está em nós, e ficamos parecidos com esses espíritos.

As legiões estão por aí: a legião de pensamentos desordenados, pensamentos impuros, legião de maldade que as pessoas cometem umas contra as outras. Precisamos em nome de Jesus, na autoridade d’Ele, vencer e expulsar da nossa vida os espíritos que fazem de nós pessoas maldosas e impuras.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.