“O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração mais um homem mau tira coisas más do seu mau tesouro pois a boca fala do que o coração está cheio” (Lucas 6,45).
Se conhece a árvore pelos frutos; os frutos que nós damos na vida começam pela nossa boca, por aquilo que nós falamos, por aquilo que nós expressamos. E aquilo que falamos é o que nós retemos, que nós guardamos, é aquilo que acumulamos dentro do nosso coração. Por isso, precisamos cuidar para que, dentro do nosso coração, sejamos homens e mulheres bons. E o que nos torna bons ou maus é o que guardamos dentro de nós.
É verdade que quem tem um bom tesouro tem sempre o bom para si e para levar para os outros, mas quem conserva coisas más, quem guarda coisas más, vai se tornando uma pessoa má também nos seus atos, nas suas atitudes, naquilo que faz e naquilo que fala. Por isso, precisamos permitir que a Palavra de Deus converta o nosso coração a cada dia, para sermos pessoas boas e para produzirmos bons frutos.
Cuide do seu coração para que ele produza os frutos mais saborosos por onde você passar
Da sua boca deve sair a palavra que edifica, que cura, que faz o bem, que renova, mas, muitas vezes, o que sai de dentro de nós são coisas negativas e destrutivas, são nossas mágoas mal resolvidas, os nossos ressentimentos acumulados, são as coisas estragadas que estão dentro de nós que colocamos para fora. Não dá para reter o que está velho e estragado, não dá para reter o que é mau e negativo, podemos até tentar esconder, mas, quando menos imaginamos, estamos colocando para fora.
Para sermos bons, temos que nos purificar do mal; para realizarmos o bem, temos que realmente arrancar o mal de dentro de nós, porque precisamos produzir bons frutos, precisamos realmente ser uma árvore que dê frutos que expressam a conversão de Deus em nossa vida.
Cuide da árvore que é você, cuide do seu coração, cuide para que ele produza os frutos mais saborosos por onde você passar. Onde você estiver: seja a presença amorosa de Deus.
Deus abençoe você!