20 Feb 2023

Por meio da oração, abasteça a sua fé

“Jesus perguntou ao pai: ‘Desde quando ele está assim?’ O pai respondeu: ‘Desde criança. E muitas vezes, o espírito já o lançou no fogo e na água para matá-lo. Se podes fazer alguma coisa, tem piedade de nós e ajuda-nos’. Jesus disse: ‘Se podes!… Tudo é possível para quem tem fé’. O pai do menino disse em alta voz: ‘Eu tenho fé, mas ajuda a minha falta de fé’. Jesus viu que a multidão acorria para junto dele. Então ordenou ao espírito impuro: ‘Espírito mudo e surdo, eu te ordeno que saias do menino e nunca mais entres nele’. O espírito sacudiu o menino com violência, deu um grito e saiu” (Marcos 9,21-26).

Meus irmãos, algo indispensável para termos eficácia na missão, se chama fé. E a fé só pode ser alimentada e sustentada pela vida de oração. Sem vida de oração, sem constância na oração, ficamos fracos na fé, nos tornamos pessoas inseguras; sinal de falta de fé, a insegurança é a falta de fé.

Os discípulos de Jesus não conseguiram expulsar esse tipo de demônio do menino porque estavam longe do Senhor e estavam inseguros, não tiveram fé na autoridade que o Senhor lhes havia dado para realizar as obras que Ele realizava. E Jesus, ao perceber a situação, exorta os Seus discípulos: “Uma geração incrédula, até quando tereis de suportá-los?”.

E, depois de exortar, Jesus toma à frente, ensinando que não podemos nos intimidar nem agir com insegurança, mas nós precisamos ter coragem porque tudo é possível para quem tem fé.

Sem vida de oração, sem constância na oração, ficamos fracos na fé

A fé nos faz agir com segurança e com ousadia; a fé nos faz ter atitudes. Jesus pegou o menino, levantou e ele ficou de pé. E Jesus, hoje, nos ensina como nós devemos nos portar e agir diante de situações de opressão, como essa que atingiu os meninos, a sua família e tantos daquela região.

Devemos agir com a segurança que a fé nos dá. E, para agirmos com fé, diante de situações difíceis, precisamos sustentar a fé com a oração. Sabemos que Deus tudo pode e, no entanto, muitas vezes, nos parece faltar a fé.

Aquele pai disse: “Senhor, eu tenho fé, eu creio, mas aumenta a minha fé. Eu creio, Senhor, mas ajuda a minha falta de fé”. E essa oração é uma mistura de fé e de incredulidade, perfeita manifestação dos homens.

Muitas vezes, nós acreditamos, mas somos incrédulos também. Por isso, meus irmãos, peçamos, neste dia, que o Senhor aumente a nossa fé diante das inseguranças que nós temos, diante dos medos, diante da falta de atitude, peçamos: “Senhor, eu creio, mas aumenta a minha fé”.

Desça sobre você a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.