30 Dec 2021

Permita que seu coração seja preenchido pelo Espírito Santo

“Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém” (Lucas 2,38).

Continuamos a acompanhar, na Oitava do Natal de Jesus, a presença de Jesus no Templo. Se ontem nós contemplamos Jesus nos braços de Simeão, ali também estava uma profetisa, uma viúva chamada Ana, ela já era de idade avançada, tornou-se viúva muito jovem, ficou casada apenas sete anos e, desde então, com seus 84 anos de idade, servia a Deus dia e noite no Templo. Ela consagrou a sua viuvez ao Senhor e servia a Deus com jejuns e orações, ela se colocava toda para Ele.

Cada um no seu estado de vida, na sua condição de vida, deve colocar-se para servir a Deus: casado, casada, solteira, viúva… Olho tantas viúvas, muitas vezes, vivendo as angústias da vida e podendo viver uma viuvez frutífera e abençoada na presença do Senhor nosso Deus. É óbvio que, se uma viúva ou um viúvo irá se casar de novo vai continuar na bênção e na graça, mas se não vai, não se sinta nem um pouco inferiorizada, sinta-se livre para a graça, sinta-se abençoada para se colocar a serviço da vida e do Senhor, como Ana se colocou.

Quem se deixa mover pelo Espírito, ser guiado pelo Espírito, a graça de Deus o conduz em qualquer época da vida

O que é importante para todos nós, independente do nosso estado de vida? É preciso nos colocarmos na presença de Deus para sermos homens e mulheres do Espírito. O que diferenciou Simeão e o que diferenciou Ana é porque eram cheios do Espírito Santo de Deus, e quem se deixa mover pelo Espírito, ser guiado pelo Espírito, a graça de Deus o conduz em qualquer época da vida.

O jovem precisa ser um jovem cheio do Espírito Santo, a mulher casada precisa ser uma mulher casada cheia do Espírito Santo, o homem casado, o sacerdote, o viúvo ou a viúva, nossas crianças precisam ser cheias do Espírito Santo.

O que se fala de Jesus é que esse menino — agora é um menino — Ele está crescendo, vai se tornando forte, mas sobretudo, cheio da sabedoria e a graça de Deus, o Espírito de Deus estava com Ele.

O que precisamos dar para os nossos filhos? Damos aquilo que nós temos, precisamos que os nossos filhos cresçam com a sabedoria de Deus, cresçam com a graça de Deus, cresçam com o Espírito de Deus, mas, se enchemos nossa casa, nossa família, nossos filhos somente das coisas do mundo, é com as coisas do mundo que nossos filhos vão crescer. E estão se tornando filhos mundanos dentro de nossas casas porque não enchemos os nossos da graça do Espírito. Não oramos com os nossos filhos, não damos às coisas santas para os nossos filhos, hoje nem vemos mais crianças com o terço na mão, é raridade quando você encontra, pois as tecnologias, as outras coisas é que tomam conta dos sentimentos dos nossos.

Para chegar a uma viuvez tão abençoada é preciso, desde cedo, ter uma vida agraciada por Deus. Por isso, cuidemos dos nossos, cuidemos de nós, para que, como Jesus, possamos crescer e os nossos possam crescer cheios da graça do Espírito Santo.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.