29 May 2023

Permita que Maria caminhe ao seu lado

“Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado d’Ela, o discípulo que Ele amava, disse à Mãe: ‘Mulher, este é o teu filho’. Depois disse ao discípulo: ‘Esta é a tua mãe’. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo”. (João 19,25-27)

Meus irmãos e minhas irmãs, celebramos, ontem, Pentecostes e celebramos, hoje, com toda a Igreja, a Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja.

No dia 11 de fevereiro de 2018, o Papa Francisco inseriu esta festa de hoje no Calendário Romano, ou seja, celebramos então, na segunda-feira, após Pentecostes, a festa de Maria, a Virgem Maria, Mãe da Igreja.

Por que “Mãe da Igreja”? Essa expressão é forte e precisa ser bem entendida! Mãe da Igreja porque Ela é o espelho, é modelo perfeito do verdadeiro discípulo de Jesus. A Igreja é o corpo místico de Cristo, formada pela diversidade dos seus membros: todos discípulos de Jesus. Mas se nós vamos olhar para a vida de Maria, Ela é esse modelo da presença em nossa vida e em nossa história.

Maria esteve no começo de tudo; Maria esteve durante a concepção do Verbo de Deus no seu ventre; Ela estava lá, era o ventre d’Ela, foi n’Ela que foi gerado o Filho de Deus, Ela estava no início de tudo. Maria esteve durante a vida de Jesus, Ela acompanhou os passos d’Ele, a Sua infância, a Sua formação religiosa, os primeiros feitos de Jesus.

Maria está presente na nossa vida porque Ela está onde Jesus está

Recorde-se, o primeiro milagre de Jesus foi realizado em Caná da Galiléia, nas Bodas de Caná, quem estava lá? Maria estava presente intercedendo e pedindo para que Jesus realizasse aquele sinal. Maria esteve perto da cruz de Jesus — foi o Evangelho que nós lemos hoje e meditamos, no capítulo 19 de São João —, Maria esteve perto da cruz de Jesus.

Maria esteve em Pentecostes porque Ela estava lá, fiel e perseverante em oração, com os apóstolos. Maria estava no cenáculo, Ela esteve presente em Pentecostes. Maria está no Céu, ao lado de Jesus, Ela está perto de Jesus porque a sua vida foi completamente entregue ao Nosso Senhor.

Então, pergunto para você: quem mais poderia ser a Mãe da Igreja? Geradora dos cristãos, discípula de Cristo, Mãe da Igreja; Ela recebeu esse título — na verdade, não é só um título —, porque, justamente, Ela contribuiu para a formação dos discípulos de Jesus, Ela gerou Jesus Cristo e Ela gera ainda Jesus dentro de cada um de nós.

Depois, celebramos Maria, Mãe da Igreja, porque existiu um mandato expresso de Jesus, e ordem é ordem: “Eis aí a tua mãe”, “Eis aí o teu filho”. Então, estamos, na verdade, colhendo as palavras de Jesus e trazendo Maria para perto de nós.

Mãe da Igreja por ser espelho, modelo perfeito do verdadeiro discípulo de Jesus. Então, caminhemos ao lado d’Ela, permitamos que Ela caminhe ao nosso lado. Maria está presente na nossa vida porque Ela está onde Jesus está. E, se Jesus está perto de nós, a Sua Mãe também está!

“Rogue sempre por nós, Santa Mãe de Deus. Nunca despreze as nossas súplicas e nossas necessidades, mas livra-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem, gloriosa e bendita.”

Sobre todos vós desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.