“O reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar que apanha peixes de toda espécie e, quando está cheia, a puxam para a praia e sentam-se para separar os bons dos maus; e lançam fora os maus e os bons recolhem para o seu celeiro. Assim será no fim do mundo. Sairão os anjos e separarão os maus dentre os justos e lançá-los na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes. Compreendeste tudo isso? Disseram-lhe sim” (Mateus 13,47-53)
Encontrando Deus em todas as coisas
Hoje, nós comemoramos a memória de Santo Inácio de Loyola, um santo que tem uma vertente muito importante, encontrar Deus em todas as coisas, ou seja, celebramos um homem que, tocado pela graça, abandonou os seus sonhos de glórias mundanas para se tornar um peregrino da vontade de Deus.
Da glória do mundo à peregrinação pela fé
Você tem a coragem de Santo Inácio de Loyola, de abandonar as glórias mundanas para ser um peregrino da vontade de Deus?
Um jesuíta profundamente tocado pelo Senhor, que fez um grande estrago entre parentes na vida das pessoas. Um estrago na questão da grandiosidade do que Deus pode fazer na nossa vida. A vida dele é um testemunho poderoso do que acontece quando alguém se rende inteiramente ao amor de Cristo.
A conversão que nasce na fraqueza
Você tem se rendido ao amor de Cristo para fazer essa experiência profunda que Santo Inácio de Loyola viveu? Santo Inácio nasceu uma família nobre, educado para o prestígio, por isso renunciou às glórias mundanas, para fazer a vontade de Deus.
Mas olha que bonito a vida deste homem e do testemunho dele! No entanto, foi numa cama, tomado por uma enfermidade, ferido numa batalha que começou a sua verdadeira conversão. Privado dos romances e das histórias de cavalaria, encontrou apenas a vida de Cristo e dos santos. E ali algo despertou, o desejo de uma vida maior não para a sua glória, mas para a glória de Deus.
Olha que lindo! Estava enfermo numa cama, buscando a glória humana. Encontramos na vida dos santos a oportunidade de ter a nossa vida mudada por esse Deus que não deixa de nos visitar e de tocar o nosso coração.
A lição central: amar e servir a Deus em tudo
Termino dizendo que Ele nos ensina uma lição central: “O coração humano é feito para amar e servir a Deus em tudo, ou seja, renunciar a esta vida terrena, renunciar ao glamour, renunciar ao prestígio que pode nos afastar de Deus.
Que Deus nos abençoe por intercessão de Santo Inácio de Loyola!
Desça e permaneça sobre você a bênção do Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!