Parresía é a coragem de anunciar a verdade
Naquele tempo, os discípulos disseram a Jesus: “Eis que agora falas claramente e não usas mais figuras. Agora, sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue, por isso cremos que vieste da parte de Deus” (Jo 16,29-33).
Os discípulos se dão conta de que, agora, Jesus lhes fala claramente. Esse termo, no grego, é parresia, uma palavra que talvez você já tenha escutado por aí, cujo significado é “falar francamente”, sem rodeios, falar diretamente. Estamos nos aproximando do evento de Pentecostes, e será preciso muita parresia para que os discípulos levem adiante a mensagem de Cristo.
A clareza que nasce da intimidade
Muitos embates virão, muitas perseguições. Muitos fraquejarão e voltarão atrás. Muitos não suportarão a verdade e vão abandonar o caminho do Senhor. A parresia, com a qual o Espírito enriqueceu os discípulos, é necessária nos tempos de hoje para todos nós. E não se trata de dizer certas verdades de uma forma suicida, irresponsável ou até mesmo agressiva, humilhando ou diminuindo as pessoas.
A verdade do Evangelho impõe-se por si mesma. Às vezes, nós queremos fazer apologética – a defesa da fé –, mas às custas de ofender o outro que pensa e crê diferente de nós. Quantos episódios de intolerância nós cristãos enfrentamos ao longo desses séculos de história! Quantas coisas, quanta perseguição, quanta humilhação! E, agora, nós vamos fazer a mesma coisa que fizeram conosco?
Vivendo a parresía com radicalidade e amor
Quem não quer seguir Cristo com toda a sua radicalidade, que seja feliz na sua crença, no seu modo de viver. A mensagem do Evangelho é radical para nós que acolhemos Jesus, que O aceitamos na nossa vida como Mestre e como Senhor. Para nós, que nos decidimos pelo discipulado de Jesus, precisamos dessa palavra de parresía, sem meias verdades, vivendo de uma forma leviana a nossa vida cristã. Não! Vamos viver com radicalidade, vamos viver com profundidade a mensagem do Evangelho.
Sobre todos vós desça a bênção de Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!



