20 Sep 2025

A lição da parábola do semeador e dos mártires

A fé que floresce na perseguição

Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então, Ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho, foi pisada, e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras, brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, os espinhos cresceram juntos e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa, brotou e deu fruto cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Os discípulos lhe perguntaram o significado desta parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado a conhecer os mistérios do reino de Deus, mas aos outros, só por meio de parábolas, para que, olhando, não vejam” (Lucas 8,4-15)

Irmãos e irmãs, hoje celebramos a memória dos mártires André Kim e Paulo Chong.

Fidelidade até o martírio: o sinal da boa terra

Assim como a semente que cai em boa terra produz frutos abundantes, a fé desses mártires coreanos floresceu e perseverou apesar das duras perseguições daquele tempo, das dificuldades. Isso mostra que a fidelidade e o testemunho até o martírio são sinais de uma boa terra, onde a palavra de Deus dá fruto.

Cultivando a fé com oração, testemunho e ação

Os mártires, irmãos e irmãs, não apenas receberam a fé, mas eles a cultivaram com oração, testemunho, mas também com ação. Santo André Kim, mesmo diante da perseguição, trabalhou para fortalecer a Igreja na Coreia. Isso corresponde à semente que, mesmo em meio aos espinhos e pedras, persevera para produzir frutos. Paulo Chong, catequista e peregrino, exemplifica a missão de levar a Palavra a novos lugares, as novas pessoas, como semeador.

Nossa missão: semear a palavra em todos os terrenos

O testemunho deles mostra que devemos sempre espalhar o Evangelho, como o semeador que espalha a semente mesmo em terras hostis, mesmo em terras que tem espinhos e pedras. Mas a graça de Deus fará com que a Palavra produza frutos.

Sobre você, desça e permaneça a bênção de Deus Todo-Poderoso: Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

 


Padre Edison Oliveira

Padre Edison Oliveira é brasileiro, membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.