26 Jan 2023

O seu testemunho de vida pode alcançar muitos

“Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: ‘A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos’” (Lucas 10,1-2).

Meus irmãos e minhas irmãs, ontem nós celebramos a conversão de São Paulo; hoje, nós celebramos dois dos seus discípulos, porque a Igreja, hoje, faz memória dos Santos Timóteo e Tito, dois discípulos de Paulo.

Paulo chamava Timóteo e Tito de “filhos na fé”, uma bonita e carinhosa a expressão, porque Paulo reconhecia, legitimamente, que ele os havia formado na fé em Cristo Jesus.

Paulo gerou os dois na fé. Que frutos podem gerar uma conversão autêntica! Quando uma pessoa se encontra realmente com Jesus, quantos frutos! Falava ontem sobre o ministério de São Paulo, que não foi só expandir a mensagem do Evangelho, fundar comunidades, mas foi encontrar pessoas.

São Paulo encontrou inúmeras pessoas que, depois, se tornaram colaboradoras no anúncio do Reino dos Céus, mas porque experimentaram também, a partir da vida e do testemunho de Paulo, a graça de encontrar o Cristo.

Você pode trazer muitas pessoas para o Reino de Cristo a partir do seu testemunho de vida

Quantos irmãos podemos atrair para a comunidade quando nós vivemos de verdade a vida de Cristo! Você pode trazer muitas pessoas para o Reino de Cristo a partir do seu testemunho de vida. Seja autêntico na sua experiência de fé, viva intensamente.

Jesus, no Evangelho de hoje, escolheu outros 72, porque a messe é grande e os operários são poucos. É preciso assumir a obra evangelizadora. Quanta necessidade nós temos! Você pode assumir a obra evangelizadora, você também pode colaborar com a evangelização num trabalho pastoral, num movimento, numa catequese. Em qualquer estado de vida que você se encontre — casado, solteiro, padre, consagrado —, você pode colaborar com a obra de evangelização.

Cristo quis contar com cada um de nós. Então, não delegue a sua missão para os outros — “Isso é coisa do padre”, “Isso é coisa da freira”, “Isso é coisa das pessoas da Igreja”. Não! Isso é coisa nossa, precisamos assumir a nossa missão.

E, aqui, não cabem aquelas famosas desculpas: “Não sei falar”, “Não sei ler”, “Não sei coordenar”, “Não sei cantar”, “Não sei tocar”. Deus capacita os Seus escolhidos. Veja o que Ele fez na vida de Paulo; veja o que Ele fez na vida de São Timóteo, de São Tito e de todos os outros discípulos, capacitando-os para que o Reino de Cristo acontecesse e fosse cada vez mais expandido.

Então, o Senhor quer contar comigo e com você. Não fale mais que você não tem capacidade para isso ou aquilo, não dê mais aquela velha desculpa para o seu pároco, para não estar engajado na sua comunidade, mas abrace essa alegria de participar da missão do Cristo, abrace generosamente essa missão de evangelizar. Que o Senhor nos conceda essa graça!

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.